Prefeitos, comerciantes e veranistas
elogiam ações do governo no Litoral

Serviço de limpeza das praias e coleta de lixo leva mais conforto para visitantes e moradores. Ações da Operação Verão vão até 24 de fevereiro
Publicação
15/01/2013 - 11:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Veranistas, comerciantes e prefeitos do Litoral paranaense estão satisfeitos com as ações que o Governo do Estado está realizando em toda a região durante esta temporada. A expectativa é de que dois milhões de pessoas visitem a região ao longo do verão.
“A praia e a cidade estão mais limpas. Converso com vários segmentos da sociedade e as declarações são as mesmas. O governo deu mais atenção ao litoral”, disse o proprietário de restaurante em Guaratuba, Vandir Smaniotto. Ele também aprovou a coleta de lixo na cidade. “Não temos mais montes de lixo amontoados na porta de casa ou do estabelecimento comercial”, disse.
O prefeito de Pontal do Paraná, Edgar Rossi, destacou a atenção do governador Beto Richa com a região e a importância do trabalho feito pelo Estado para fomentar o turismo. Para ele, a limpeza das ruas e da praia não seria possível sem o auxílio do governo. “Quanto mais gente, mais benefícios para o município, com investimentos no comércio, geração de renda e empregos”, destacou Rossi.
Valdomiro Gonçalves, comerciante na Ilha do Mel, contou que o local ficou ainda mais limpo e atraente depois da colocação de dois carrinhos elétricos para recolher o lixo. “O ano passado a limpeza foi ótima, agora ficou excelente. Os turistas, os veranistas e os moradores não encontram lixo acumulado”, contou.
Em Guaratuba, o aterro sanitário local recebeu investimentos de R$ 2, 5 milhões do governo. A unidade tem vida útil de 20 anos. Para a prefeita da cidade, Evani Justus, a obra demonstra que o Estado tem sido um parceiro incondicional dos municípios litorâneos.
“Se não tivesse investimento do governo no município a prefeitura estaria cheia de moradores reclamando. Isto não está acontecendo, um ótimo sinal de que tudo está funcionando como um relógio”, disse. Segundo Evani, a Operação Verão deste ano está melhor que o ano passado. “O ano passado já foi excelente, neste ano está 10”.
O presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Nunes, afirma que as ações do governo no Litoral são fundamentais para que os veranistas valorizem os balneários paranaenses. “Estamos realizando um serviço de qualidade para dar conforto, atrair ainda mais pessoas e com isso alavancar o turismo das praias do Paraná”, disse.
O agricultor José Cavalcante Fragoso, reuniu toda a família em Paranavaí e desde o dia 26 de dezembro está em Matinhos aproveitando as férias. Fragoso alugou uma casa a duas quadras da praia e todas as manhãs reúne os 12 integrantes do grupo de veranistas para ir à praia. “Tenho de tirar o chapéu, a praia está limpa”, disse.
Para o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, a Operação Verão está contribuindo com o município na limpeza das ruas, coleta de lixo, varrição das praias entre outros serviços. “É muito valorosa essa contribuição do Governo do Estado para com Matinhos”.
SERVIÇO - Através do Instituto das Águas do Paraná, o governo ampliou o número de trabalhadores de 668 da operação passada para 977 neste ano. A quantidade de lixeiras instaladas na orla marítima também aumentou de 600 para 1,5 mil. Em todo o Litoral, a cada 30 metros – foi instalada uma lixeira com dois sacos plásticos, um preto para deposito do lixo orgânico e outro azul para o lixo reciclável.
Para tornar ainda mais eficiente o trabalho no litoral, o número de veículos e equipamentos usados nos serviços também passou dos 368 na temporada passada para 444 neste ano. No início deste ano, seis máquinas começaram o trabalho de limpeza, oxigenação e higienização da areia de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba.
As máquinas fazem a peneira da praia à noite, recolhendo resíduos pequenos e revolvendo a areia. “A limpeza da areia evita a transmissão de várias doenças aos veranistas”, informa o diretor da Ecocity, empresa responsável pela limpeza, Roberto Façanha.
As equipes que estão à serviço do Instituto das Águas do Paraná acordam ainda de madrugada para realizar o trabalho de varrição das ruas e da praia, retirar o lixo depositado pelos veranistas nas lixeiras e das ruas.
“Antes, logo pela manhã, havia pilhas de lixo amontoadas pelas esquinas. Nos últimos dois anos isto não acontece mais. Quem acorda cedo quer ver as ruas e a praia limpa e é isto que tem acontecido”, comentou Fragoso.
ORIENTAÇÃO - Também foram contratados 60 monitores que estão trabalhando na orientação dos veranistas e na distribuição de saquinhos de lixo em toda a orla.
O trabalho de Educação Ambiental no Litoral é direcionado, principalmente, às crianças e adolescentes, e aborda temas como separação de materiais recicláveis, destinação adequada dos resíduos em lixeiras e cuidados com a natureza.
“Os monitores já nos salvaram, por várias vezes esquecemos os saquinhos e eles nos forneceram”, disse a dona de casa, Ana Maria de Oliveira, que mora em Maringá e está em férias em Matinhos. “Acredito que o Litoral está melhor, mais limpo e organizado”.
As ações da Operação Verão em todo o litoral paranaense se estendem até o dia 24 de fevereiro.

GALERIA DE IMAGENS