Segunda remessa de produtos
da merenda é entregue às escolas

Por ano, são entregues cerca de 30 mil toneladas de alimentos
Publicação
28/04/2016 - 15:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado começou a entregar a segunda remessa da alimentação escolar deste ano às 2,1 mil escolas, que atendem mais de um milhão de estudantes da rede pública estadual. Por ano, são entregues cerca de 30 mil toneladas de alimentos.
Neste ano, está sendo feita nova licitação para os produtos adquiridos dos agricultores familiares (como frutas, verduras, hortaliças e legumes). Para evitar falta de produtos e dificuldades na composição da merenda, a Secretaria de Estado da Educação depositou cota extra nas contas das unidades escolares. Mesmo assim, algumas escolas tiveram dificuldade em acessar os recursos, devido à necessidade de atualização cadastral no Branco do Brasil.
Como houve 55% de renovação no número de diretores nas eleições do ano passado, esses novos gestores precisam fazer cadastro no Banco para poder movimentar a conta. A Secretaria cobrou agilidade das agências bancárias e esta semana o problema está sendo normalizado. “Nos reunimos com representantes do Banco do Brasil na semana passada pra cobrar soluções rápidas”, disse a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres. Segundo a secretária, o dinheiro está na conta das escolas e os gestores precisam ter acesso a esses recursos o mais rápido possível”.
Ela esclarece ainda que o governo federal cortou o repasse do Mais Educação ao Paraná. “Esse dinheiro também auxiliava na composição da merenda para mais de 800 escolas, pois temos unidades em tempo integral que consomem mais alimentos, já que os estudantes almoçam no colégio”, explicou.
A primeira remessa de merenda deste ano foi encaminhada às escolas em 22 de fevereiro, quando foram entregues mais de duas toneladas de alimentos não perecíveis, com um investimento aproximado de R$ 9 milhões. Como o ano letivo foi iniciado no dia 29 de fevereiro, a partir dessa data as escolas receberam carnes de frango, bovina, suína e filé de peixe.
Para este ano, serão destinados R$ 100 milhões na aquisição de alimentos que compõem a merenda escolar. O investimento é parte do Programa Estadual de Alimentação Escolar, que prevê refeições com cardápio diversificado, pois assim os estudantes terão todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento, conforme explica a nutricionista da Secretaria, Márcia Stolarski. “Buscamos garantir uma merenda variada, que seja saborosa e saudável”, afirmou.
COMPOSIÇÃO DA MERENDA - A lista de alimentos contempla mais de 150 itens, divididos em três grupos: produtos não perecíveis, entregues quatro vezes por ano às escolas; alimentos congelados (carnes e peixes), que são encaminhados a cada 15 dias, e os alimentos da agricultura familiar, entregues semanalmente.
“O Paraná se destaca no montante que é aplicado na alimentação, principalmente no que se diz respeito à agricultura familiar. Iniciamos investindo em torno de 30%, hoje o ideal que o país considera é 35%, no ano passado investimos 41% e este ano vamos chegar em 51% dos produtos adquiridos de agricultores familiares”, disse a secretária.
“O próprio FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) tem destacado e citado o Paraná como referência para os demais estados do nosso país no quesito merenda. Representantes de outros países têm vindo conhecer nosso modelo. Recebemos há pouco tempo uma comitiva do Canadá, que veio para conhecer o funcionamento do programa de alimentação escolar paranaense”, lembrou a secretária.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS