Richa busca, na França, soluções para o transporte metropolitano

O governador reuniu-se nesta quinta-feira (22), em Paris, com diretores da NTL, empresa que desenha, fabrica e comercializa Veículos Leves sobre Pneus, além de operar uma linha de transporte público na capital francesa
Publicação
22/10/2015 - 12:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa reuniu-se nesta quinta-feira (22), em Paris, com os diretores da NTL, empresa que desenha, fabrica e comercializa Veículos Leves sobre Pneus (VLP), além de operar uma linha de transporte público na capital francesa. O objetivo é buscar novas soluções para o transporte metropolitano dos municípios paranaenses.
O diretor-geral adjunto de Desenvolvimento e Estratégia, Philibert d'Hotelans, e o diretor de Desenvolvimento de Negócios da NTL, Olivier Brihaye, explicaram ao governador o funcionamento, os custos e a gestão do sistema VLP. Richa também conheceu os veículos e andou por toda a linha T6, operada pela NTL desde o ano passado. A linha tem 14 quilômetros, incluindo passagens subterrâneas, e conta com 21 estações.
São 28 VLPs operando na linha T6 - cada veículo tem capacidade para transportar 255 passageiros. Entre 82 mil e 120 mil passageiros utilizam, por dia, a linha operada pela NTL.
As informações obtidas durante a reunião com os executivos franceses, de acordo com o governador, podem trazer luz às discussões sobre transporte público no Paraná. “A concentração de pessoas nos grandes centros urbanos e nos seus entornos exige a intervenção do poder público e da iniciativa privada para oferecer uma melhor condição de vida para a população", disse. Segundo ele, a busca por opções de transporte coletivo mais eficientes e que ofereçam o menor impacto possível ao meio ambiente é um dos pilares deste debate. "O modelo idealizado pela NTL e utilizado em Paris pode ser uma alternativa interessante para as cidades paranaense e, por isso, foi muito importante conhecê-lo e tê-lo visto em funcionamento”, afirmou Richa.
MISSÃO INTERNACIONAL - A reunião na empresa francesa foi o último compromisso da missão internacional liderada pelo governador Beto Richa, que passou também pela China e pela Rússia. O objetivo é abrir novas frentes comerciais e atrair mais investimentos estrangeiros para o Estado. A comitiva retorna ao Brasil na noite desta quinta-feira.
A viagem iniciou no dia 13 de outubro, com a China. No país asiático, Richa se reuniu com representantes de indústrias como as montadoras Jac Motors e Foton, a fabricante de tecnologias para o setor energético Nari e a estatal de energia State Grid, a maior empresa de transmissão do mundo.
O governador também ministrou uma palestra para empresários chineses na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e firmou um acordo de cooperação entre o Paraná e a província de Anhui.
No início desta semana, a comitiva chegou à Rússia. Na capital, Moscou, eles se encontraram com diretores da fabricante de fertilizantes Uralkali, que conta com um investimento de R$ 160 milhões no Porto de Antonina, e com representantes da Gazprom, líder mundial na produção e uma das principais exportadoras de gás natural do planeta.
A comitiva esteve, ainda, na sede de indústria de aeronaves russa Irkut Corporation, que anunciou, recentemente, a instalação de uma unidade industrial em Maringá, no Noroeste do Estado.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS