282 postos arrecadam doações para as vítimas das enchentes

Também foram abertas duas contas bancárias para doações em dinheiro, que a principio serão usadas na compra de cobertores e colchões e, num segundo momento, de luvas e galochas
Publicação
16/03/2011 - 12:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Subiu para 282 o número de postos de arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes no Litoral do Paraná. De acordo com a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, já foram enviadas para a região 209 toneladas de alimentos, roupas, água mineral, colchões e produtos de limpeza e higiene pessoal.
Fernanda Richa, que esteve visitando o Caic Heitor Villa Lobos, em Paranaguá – onde a Defesa Civil instalou um ponto de distribuição de donativos e atendimento às vítimas –, afirmou que os postos de arrecadação foram abertos em pontos estratégicos, de fácil acesso, “para que todos possam doar roupas e alimentos para famílias que perderam tudo e agora, com o apoio dos paranaenses e do Governo do Estado, lutam para recomeçar suas vidas”.
Do total de postos de arrecadação, 98 foram instalados em empresas parceiras do Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense), como os supermercados Condor, Muffato, Festval, BIG, Wall Mart e Mercadorama; 30 nas secretarias de Estado e órgãos públicos; 96 nos quartéis do Corpo de Bombeiros; 57 nos quartéis do Corpo de Bombeiros Comunitários.
Para ampliar sua capacidade de atendimento, a Defesa Civil abriu mais uma central de distribuição de donativos no bairro Costeira, em Paranaguá. Mas o capitão Ivan Ricardo Fernandes, que coordena os trabalhos na nova central, afirma que a maior preocupação no momento é restabelecer o abastecimento de água em Paranaguá. “A estação de captação de água foi destruída. Uma nova estação será construída, mas enquanto isto o abastecimento vem sendo feito por caminhões-pipa”, disse.
A presidente do Provopar, Marli Corleto, fez um apelo para que os paranaenses continuem doando não só alimentos e roupas, mas também cobertores e colchões. Segundo ela, o Provopar abriu duas contas bancárias para doações em dinheiro, que a principio serão usadas na compra desses itens. “Num segundo momento, vamos utilizar estes recursos para comprar objetos indicados pela Defesa Civil, como luvas e botas de borracha (galochas) para pessoas que moram no interior dos municípios atingidos e vão trabalhar na reconstrução de suas casas. É preciso ter equipamentos adequados para evitar ferimentos com objetos levados pela enxurrada ou mesmo com picadas de cobras, aranhas e escorpiões”.
As doações em dinheiro podem ser feitas no Banco Itaú, agência 4143, conta corrente 00736-9, e no Banco do Brasil, agência 3041-4, conta 25.101-1. O CNPJ do Provopar Ação Social é 76.793.397/0001-88.
Confira os postos de coleta.

GALERIA DE IMAGENS