A montadora alemã Volkswagen concluiu o projeto arquitetônico de restauração do prédio principal do Colégio Estadual do Paraná, de Curitiba, maior escola da rede pública de ensino do Estado. Nesta quarta-feira (6), o governador Beto Richa recebeu o presidente e CEO da companhia na América do Sul e Brasil, Pablo Di Si, que lhe entregou o projeto.
A empresa é apoiada pelo programa de incentivos fiscais Paraná Competitivo, criado pelo Governo do Estado, em 2011. “Como contrapartida, solicitamos ao grupo o projeto da restauração do colégio, um dos mais tradicionais do Paraná”, disse Richa. “Determinei agilidade à nossa equipe de governo para que possamos lançar a licitação e iniciar a restauração”, complementou ele.
PARCERIA - O projeto arquitetônico prevê a restauração do prédio principal e das instalações externas. O espaço deverá receber adequações de acessibilidade, rede elétrica, drenagem paisagismo, comunicação visual, climatização, sonorização, detecção de fogo e alarme de incêndio.
“Temos com o Paraná uma estreita parceria, que vai completar 29 anos em janeiro. Este projeto reforça ainda mais nosso compromisso com os paranaenses”, disse Pablo Di Si.
Para a diretora do Colégio Estadual do Paraná, Tânia Maria Acco, os benefícios da restauração para os cerca de 5 mil alunos serão imensos. “Os espaços serão aprimorados e, com a nova estrutura, vamos poder melhorar ainda mais o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes”, disse ela.
REFORMA – Além da revitalização do colégio, o Governo do Estado tem outras obras em curso no CEP. “Reformas que vão melhorar ainda mais estrutura do colégio”, afirmou o superintendente do Paraná Educação, Juarez Alberto Dietrich. A entidade é responsável por auxiliar na gestão escolar e na aplicação dos recursos orçamentários na área.
Entre as obras, estão a reforma do Ginásio de Esportes e do Centro de Memória, a nova entrada de energia, o projeto do Canteiro de Obras do Curso de Edificações – campus Santa Felicidade e o projeto do Sistema de Vídeo Vigilância.
PRESENÇAS - Também participaram da cerimônia o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni; os secretários de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; da Cultura, João Luiz Fiani; para Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno; do Cerimonial e Relações Internacionais, Ezequias Moreira; e da Fazenda, Mauro Ricardo; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; o presidente do Instituto Fundepar, Sérgio Brun, e o diretor-presidente da Fomento Paraná, Vilson Ribeiro.