Em pouco mais de seis anos de funcionamento, os viveiros construídos em Santo Antônio, Planalto e Itapejara do Oeste já produziram cerca de 800 mil mudas de árvores nativas. A iniciativa, resultado da parceria entre a Sanepar, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e as prefeituras municipais, tem o objetivo de atender toda a Região Sudoeste com mudas para a recomposição das matas ciliares e, assim, contribuir para preservar os mananciais de abastecimento.
Espécies nativas como angico, aroeira, cabriúva, cedro, araucária, cereja, pitanga e ipê são produzidas nos viveiros. “As mudas são distribuídas gratuitamente para a comunidade e destinadas aos órgãos e entidades parceiras para entrega em eventos e ações ambientais”, diz a gestora de Meio Ambiente da Sanepar em Pato Branco, Marilucia Cyrino Rodrigues.
Segundo ela, a produção de mudas nativas é uma forma de agir em sintonia com o ecossistema local, e as matas ciliares dos mananciais devem ser preservadas. “Quando necessário o plantio, este deve ser feito com espécies nativas para contribuir com outros fatores que compõem o ambiente, tais como os animais e pássaros que vivem e contribuem com esse sistema”, destaca.
PLANALTO – O Rio Siemens, que tem sua nascente no município de Planalto, é o responsável por abastecer, além de seus habitantes, toda a população urbana da cidade de Capanema, totalizando mais de 14 mil pessoas. As cerca de 800 propriedades rurais localizadas na bacia do manancial têm à disposição as mudas para preservar a mata ciliar. “A prefeitura mantém um programa chamado Meio Ambiente na Residência, em que funcionários do município distribuem regularmente, de casa em casa, as mudas produzidas no viveiro a todos os produtores interessados”, explica o secretário de Meio Ambiente, Airton Christmann.
SANTO ANTÔNIO DO SUDOESTE – De acordo com o responsável pelo viveiro no município de Santo Antônio, Adelar Dalpizzol, a meta é plantar, de setembro a dezembro, 10 mil mudas. “Desde a criação do viveiro, cerca de 200 mil mudas foram produzidas e entregues aos proprietários rurais”, disse Dalpizzol.
ITAPEJARA DO OESTE – Em Itapejara, o projeto do viveiro já contribuiu para a preservação de 200 nascentes, em parceria com outra iniciativa ambiental chamada “Água e Qualidade de Vida”.
Em todo o Estado, a Sanepar mantém 16 viveiros em parceria com o IAP e prefeituras municipais. Para conseguir as mudas, os interessados podem ir diretamente até um dos viveiros, ou solicitar na área de Meio Ambiente da Sanepar ou das prefeituras.
SANEPAR E IAP DISTRIBUEM MUDAS EM FOZ
A Sanepar, em parceria com o IAP, estará distribuindo, até o final desta semana, mudas de árvores nativas para os clientes da empresa que visitarem o escritório de atendimento ao público em Foz do Iguaçu. A ação tem por objetivo lembrar o Dia da Árvore e incentivar a preservação ambiental.
Morador do Jardim Lindóia em Foz do Iguaçu, Arlindo Bonetti foi um dos primeiros a levar para casa uma muda de Santa Bárbara. “Vou plantar bem na frente de casa”, disse. Outro que também aproveitou para levar uma muda foi o motorista Gilmar Martins. Ele disse que tem um terreno onde faz falta uma árvore. “Lá, o solo está bem degradado”, comentou.
Além disso, empregados da Sanepar e funcionários do IAP plantaram árvores nativas às margens do Rio Tamanduá. Até o final do mês serão plantadas mudas com o objetivo de recompor a mata ciliar.
O Rio Tamanduá é um dos mananciais de abastecimento público de Foz do Iguaçu, responsável pelo abastecimento de 40% da cidade. Com uma extensão de 14 quilômetros a sua nascente fica em Santa Terezinha de Itaipu e a foz no Rio Iguaçu.
EMPRESA DIVULGA POLÍTICA AMBIENTAL
A Sanepar também aproveitou as comemorações do Dia da Árvore para divulgar sua nova política e compromissos ambientais para a população de Foz do Iguaçu. “A preservação das matas ciliares tem estreita ligação com a qualidade das fontes de água é importante que a empresa divulgue o seu compromisso com o meio ambiente”, afirma o gerente regional da Sanepar, Rodrigo Becker.
Nos escritórios da empresa os clientes podem ter acesso a um panfleto com a “Nossa Política Ambiental”. Todos os empregados também estão usando bottons que lembram o cumprimento da certificação ambiental. A divulgação demonstra a preocupação da empresa em melhorar continuamente e renovar os princípios que norteiam a busca pela sustentabilidade.
A busca da sustentabilidade ambiental, social e econômica nas atividades é o tema central da nova política da empresa. Ela ainda assume compromissos como a melhoria constante do desempenho ambiental, a prevenção e redução dos riscos e danos ambientais, o cumprimento à legislação, a conservação dos recursos hídricos, a promoção da gestão dos objetivos e metas ambientais e a promoção e consolidação das ações socioambientais.
A Sanepar em Foz do Iguaçu é certificada pelo selo ISO 14.001 desde 1999 e há 12 anos é referência no setor, sendo pioneira em atividades que buscam a sustentabilidade. Foz do Iguaçu teve a primeira Estação de Tratamento de Esgoto com capacidade para gerar energia elétrica e distribuí-la na rede pública e uma das pioneiras na transformação do lodo de esgoto em fertilizante com distribuição para pequenos agricultores.
Viveiros do Sudoeste produzem 800 mil mudas de árvores nativas
As espécies nativas da região produzidas nos viveiros ajudam a preservar os mananciais de abastecimento
Publicação
21/09/2011 - 15:40
21/09/2011 - 15:40
Editoria