Universidade de Londrina ganha Central
de Laboratórios de Diagnóstico Ambiental

A Central será direcionada a estudos ligados à biodiversidade e à conservação de recursos naturais
Publicação
13/06/2017 - 14:50

Confira o áudio desta notícia

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) ganhou oficialmente nesta segunda-feira (12) a Central de Laboratórios de Diagnóstico Ambiental (Lada) direcionada a estudos ligados à biodiversidade e à conservação de recursos naturais. Foram investidos, na estrutura de cerca de 1,5 mil metros quadrados, cerca de R$ 2 milhões oriundos da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O Laboratório agrega estudantes e pesquisadores de quatro Departamentos do Centro de Ciências Biológicas - Biologia Geral, Biologia Animal e Vegetal, Ciências Fisiológicas e Ciências Patológicas -, além de quatro programas de Pós-Graduação (Genética e Biologia Molecular, Ciências Biológicas, Microbiologia e Ciências Fisiológicas).
Segundo a coordenadora do Laboratório, professora Cláudia Bueno dos Reis Martinez, a central começou a ser planejada em 2009 e representa uma estrutura importante para o desenvolvimento de trabalhos da área ambiental, centralizando nada menos do que sete laboratórios.
Integram a central o Laboratório de Ecofisiologia Animal, de Citogenética e Diversidade Animal, de Bioindicação, de Microbiologia Ambiental e Análise de Resíduos, de Mutagênese Ambiental, de Citogenética e Diversidade Vegetal e de Bioinformática.
"Estamos diante de uma estrutura multiusuária, voltada exclusivamente para a produção do conhecimento e formação de recursos humanos especializados no meio ambiente", definiu Cláudia Bueno.
Para a diretora do Departamentos do Centro de Ciências Biológicas, professora Gisele de Andrade Nóbrega, a partir de agora os esforços são para a ampliação da estrutura, que deverá ser construída na área anexa ao Lada, estruturando o Laboratório de Diagnóstico de Doenças e o Laboratório de Biodiversidade. "Planejamos um grande complexo de pesquisas, com apoio de todos os programas de pós-graduação", afirmou.
Para a reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, laboratórios como o Lada refletem diretamente na qualidade do ensino e na pesquisa desenvolvida na Universidade, que acabam impactando nos rankings nacionais e internacionais, que colocam a UEL entre as melhores instituições. A reitora ainda lembrou que o laboratório trabalha no sistema multiusuário, reunindo pesquisadores de diversas áreas, o que facilita o fluxo de informações e a soma de conhecimentos.
Participaram da cerimônia de entrega diretores de centros, pró-reitores, o prefeito do Câmpus, Dari de Oliveira Toginho, estudantes, professores e pesquisadores do CCB.

GALERIA DE IMAGENS