A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior divulgou nesta terça-feira (5) os 85 projetos aprovados na primeira fase de seleção do programa de extensão Universidade Sem Fronteiras (USF). Por meio do Fundo Paraná, o Estado investirá cerca de R$ 7 milhões para o desenvolvimento de projetos que beneficiam, principalmente, os municípios paranaenses com baixo índice de desenvolvimento humano municipal (IDH-M). Cada projeto receberá até R$ 85,20 mil e terá 12 meses para a sua execução.
Na edição de 2018 foram apresentadas 303 propostas de instituições públicas e privadas de ensino superior e pesquisa de todas as regiões do Estado. “O número de projetos inscritos demonstra a credibilidade e respeito pelo programa e o interesse das universidades em executar ações de extensão”, disse Sandra Cristina Ferreira, coordenadora da Assessoria de Projetos Estratégicos e do programa USF.
Segundo ela, o crescente número de propostas apresentadas pelas universidades indica que o programa está consolidado. “Trata-se de um investimento financeiro e de capital humano em uma grande ação de extensão das universidades paranaenses, desenvolvida em regiões socialmente mais críticas, que proporciona mudanças significativas na qualidade de vida dos paranaenses”, ressaltou Sandra.
ÁREAS E INSTITUIÇÕES – Educação, Promoção da Saúde, Agricultura Familiar e Agroecologia foram as áreas com maior número de projetos aprovados. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) teve 16 projetos aprovados, seguida da Universidade Estadual de Londrina (UEL) com 14 projetos contemplados nesta edição do programa.
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) teve 13 projetos aprovados; a de Ponta Grossa (UEPG) teve 12 projetos aprovados, a do Oeste do Paraná (Unioeste), com 10 projetos aprovados; a do Centro-Oeste (Unicentro) com 9 projetos aprovados e a do Norte do Paraná (UENP) com 6 projetos contemplados.
A Universidade Federal do Paraná, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) tiveram cada uma, um projeto aprovado. A relação está disponível no site www.seti.pr.gov.br.
PROGRAMA - Coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Programa de Extensão “Universidade Sem Fronteiras” está em vigor desde 2007. Em 2010 foi instituído pela Lei Estadual 16.643/2010, e está entre as maiores ações de extensão universitária do Brasil.
Os projetos são desenvolvidos por profissionais recém-formados e estudantes das universidades e faculdades do Paraná, com a coordenação de professores orientadores.