Unidades móveis atendem mulheres do campo e da floresta

Os Ônibus Lilás oferecem atendimento socioassistencial e jurídico. Os veículos foram adotados para ampliar a prestação de serviços públicos, orientação, acolhimento e prevenção da violência contra a mulher do campo e da floresta.
Publicação
29/09/2017 - 14:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Para levar atendimento a mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social que vivem no campo e na floresta, a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social usa unidades móveis. São ônibus preparados e equipados com espaços para atendimento individual e sigiloso.

A regional de Apucarana recebeu neste mês o Ônibus Lilás nos municípios de Bom Sucesso, Arapongas, Jandaia do Sul e Apucarana. Em cada cidade, a equipe composta por psicóloga e assistente social atende e orienta as moradoras locais e as encaminha para serviços especializados, quando necessário.

De acordo com a chefe do escritório regional de Apucarana da Secretaria da Família, Juliana Eliza da Silva, a passagem do ônibus aumenta a procura das mulheres por proteção. “No começo, elas ficam com receio, mas depois a quantidade de denúncias e a busca por auxílio crescem”, disse.

“Quando fazemos eventos referentes a este tema, outras pessoas passam a compreender e se interessar mais pelo direito da mulher, o que é muito importante para a prevenção das violências”, explica Juliana.

UNIDADES – Os veículos foram adotados para ampliar a prestação de serviços públicos, orientação, acolhimento e prevenção da violência contra a mulher do campo e da floresta.
Segundo a coordenadora da Política da Mulher, Ana Cláudia Machado, o ônibus também oferece atendimento jurídico para as mulheres que precisam – elas tiram dúvidas e são encaminhadas para outras instâncias.

“Além de chamar a atenção, a passagem do ônibus estimula o próprio município a criar a rede de proteção e garantia de direitos das mulheres. Eram localidades que antes não tinha esse acesso”, enfatiza Ana Cláudia.

AGENDA – O Ônibus Lilás vai passar por outros municípios em outubro. Os atendimentos acontecem nos dias 05 e 06 em Chopinzinho; 17 e 18 em Paranavaí; 24 em Faxinal; 25 em Cruzmaltina; 27 em Almirante Tamandaré e no dia 28 em Mandirituba.

GALERIA DE IMAGENS