Unespar promove mostra
de cinema sobre formas de
resistência das mulheres

Filmes serão exibidos todas às quartas-feira de julho, às 14h30, na Biblioteca Mário Lobo, em Paranaguá. O objetivo é trazer à reflexão questões relativas à história e à condição das mulheres em diferentes perspectivas
Publicação
05/07/2016 - 15:00

Confira o áudio desta notícia

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) promove novas ações para o debate sobre questões de gênero e da violência contra mulheres. O Câmpus de Paranaguá, por meio do curso de Letras e do Coletivo Cláudia, vai exibir a Mostra Cinematográfica Mulheres em Foco: resistências, com filmes que trazem filmes formas de resistência que mulheres mobilizaram historicamente. A programação acontecerá durante todo o mês de julho, sempre às quartas-feiras, na Biblioteca Mário Lobo.
A programação abre nesta quarta-feira (06), às 14h30, com o filme As Sufragistas, da diretora britânica Sarah Gavron. A sessão é aberta ao público em geral, maior de 16 anos, especialmente a professores da rede pública e estudantes da Unespar. Além de assistir aos filmes, os participantes terão um espaço para debater os assuntos que emergem nas produções.
De acordo com a coordenadora da mostra, professora Beatriz Avila Vasconcelos, o objetivo é trazer à reflexão questões relativas à história e à condição das mulheres em diferentes perspectivas. “Os filmes apresentam as mulheres no centro de sua construção narrativa. O cerne temático da mostra são as diferentes formas de resistência que mulheres, em diferentes épocas e em diferentes culturas, puderam oferecer às violências e opressões que historicamente recaíram sobre seus corpos, direitos e subjetividades”, detalha.
EXIBIÇÕES - As demais exibições da mostra estão agendas para 13, 20 e 27 de julho, às 14h30, com os filmes As Horas, Stromboli e A excêntrica família de Antonia, respectivamente.
Beatriz salienta que a mostra é parte das atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão Fora das Grades. Como explica, os filmes selecionados são consagrados pela crítica especializada e vão permitir o acesso do público a obras ricas tanto para a discussão temática, quanto para a sua formação estética.
EXPOSIÇÃO – Ainda nesta semana, entre quinta e sexta-feira (07 e 08), o Câmpus de Paranaguá recebe a exposição Dados Vermelhos, com fotografias de Elaine Schmitt e Marcia Boroski. A mostra é resultado do projeto de extensão “Gênero e Diversidade Sexual: ações afirmativas para combater a violência”, do Câmpus de União da Vitória, e deve percorrer os demais câmpus da Unespar nos próximos meses.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS