Umuarama terá Centro da
Juventude em dezembro

Com investimento de R$ 2,2 milhões, espaço de convivência vai oferecer atividades educativas, esportivas, culturais e profissionalizantes
Publicação
27/10/2011 - 14:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O município de Umuarama, na região Noroeste, receberá uma unidade do Centro da Juventude até o mês de dezembro. Construído pelo Governo do Paraná, o espaço recebeu investimento de R$ 2,2 milhões – recursos do Tesouro do Estado, provenientes do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência e liberados por decisão do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente’.
“Os Centros da Juventude são lugares para o exercício da cidadania e da convivência, onde o jovem pode desenvolver suas habilidades, buscar formação e inserção social. Além de ter acesso a bens culturais e artísticos, o jovem participa de atividades esportivas e de formação profissional”, explica a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. Segundo ela, a construção dos centros vai ao encontro da nova política estadual de inclusão cultural, social e profissional de adolescentes e jovens.
Na primeira fase do projeto, os centros estão sendo implantados em 29 municípios selecionados por critério de densidade populacional na faixa etária de 12 a 18 anos, receita per capita e indicadores de violência. Em Umuarama, o Centro da Juventude terá 6 mil metros quadrados, com um bloco para atividades educativas, laboratório, biblioteca, sala de informática, estúdio de áudio, auditório e salas multiuso.
Outro bloco será dedicado às atividades esportivas, com praça, teatro de arena, pista de skate, ginásio poliesportivo e piscina semi-olímpica. Construído e equipado pela Secretaria da Família, o centro tem o projeto arquitetônico e a supervisão da obra realizados em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
“Os resultados esperados são a diminuição da violência, criminalidade e evasão escolar, além do fortalecimento de vínculo com as famílias e a preparação para o mercado de trabalho”, afirma a coordenadora de proteção social básica da secretaria, Letícia Reis.
O local escolhido para a implantação do Centro da Juventude é a Vila Independência, bairro mais populoso da cidade, Com capacidade para atender diariamente mil adolescentes (e também seus familiares), o centro será gerido e mantido pela prefeitura de Umuarama, que também fornecerá profissionais para as atividades.
Para acompanhar o desenvolvimento e implantação desta política pública direcionada aos jovens paranaenses, foi formado um Comitê Estadual Interinstitucional. O objetivo é aprimorar a proposta pedagógica dos Centros da Juventude, incentivar os municípios contemplados com a obra e criar Comitês Municipais para um efetivo planejamento das ações que serão realizadas no espaço.
Participam do Comitê Estadual Interinstitucional representantes da secretarias da Família e Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Cultura e a Paraná Esporte.

GALERIA DE IMAGENS