UEPG inaugura bloco
do curso de Zootecnia
na segunda-feira

O prédio foi construído com recursos Estado no valor de R$ 2,5 milhões e vai receber atividades de ensino e pesquisa do curso, que foi transferido de Castro para Ponta Grossa
Publicação
12/08/2016 - 17:00

Confira o áudio desta notícia

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inaugura na segunda-feira (15), às 16h, o bloco do curso de Zootecnia, no Câmpus Uvaranas. O novo prédio foi construído com recursos do Governo do Estado no valor de R$ 2,5 milhões e vai receber as atividades de ensino e pesquisa do curso, que foi transferido de Castro para Ponta Grossa.
Desde sua implantação em 2002 - autorizado pela Resolução Univ. nº 12, de 5/2/2001 – o curso era ofertado em Castro. A transferência para Ponta Grossa ocorreu em 2015, ocupando diversos locais nos câmpus Central e de Uvaranas. “Em espaço próprio, o curso poderá avançar ainda mais para se tornar mais uma área de excelência da instituição, na graduação e pós-graduação”, diz o reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas.
A chefe do Departamento de Zootecnia, Maria Aparecida Gonçalves da Fonseca Martins, comemora a conclusão das obras e a ocupação do novo bloco pelos professores e alunos, que passarão a ter um espaço de integração.
Ela comenta que um dos principais motivos para a mudança de Castro para Ponta Grossa foi o isolamento do curso. “Os alunos se sentiam isolados do ambiente universitário”, diz, observando que o Câmpus da UEPG em Castro tinha apenas o curso de Zootecnia, mantido em parceria com o município.
No espaço de cerca de 1,6 mil metros quadrados, distribuídos em dois pavimentos, o novo bloco do Câmpus de Uvaranas, terá no piso inferior os laboratórios de Fisiologia Animal, de Microbiologia e Parasitologia, de Histologia e de Anatomia Animal. No piso superior, ficarão as salas de aula e de professores, espaços do departamento, colegiado e secretaria departamental, além do laboratório de informática. No bloco de junção, estão localizadas as instalações sanitárias, espaço de convivência, depósito de materiais e espaço para o centro acadêmico.
Atualmente, o Departamento de Zootecnia conta com 18 professores que atuam também nos cursos de Agronomia, licenciatura em Ciências Biológicas e Química Tecnológica. Desde a criação do curso, nove turmas se formaram em Castro e uma em Ponta Grossa.
O curso de graduação responde pelas atividades relacionadas à produção animal, através da execução de projetos de criação de equinos, aves, suínos, bovinos, peixes, organismos aquáticos, animais silvestres, entre outros. O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia oferta o curso de mestrado, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no primeiro semestre de 2015. e entrada da primeira turma no segundo semestre.

GALERIA DE IMAGENS