UEL aplica provas
da primeira fase do
vestibular neste domingo

São 22.956 candidatos que concorrem a 2.480 vagas, em 53 cursos de graduação. Outras 600 vagas serão ofertadas por meio do Sisu. As provas começam às 14h e os portões serão abertos às 13h20
Publicação
21/10/2016 - 15:00

Confira o áudio desta notícia

Os 22.946 candidatos ao Vestibular 2017 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) dão início à maratona de provas neste domingo (23) quando será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões objetivas sobre conteúdos de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. A prova começa pontualmente às 14 horas - os portões de acesso serão abertos às 13h20.
Os candidatos farão as provas em 526 salas de aula distribuídas no Câmpus Universitário, Unopar, Faculdade Pitágoras, UTFPR, Colégio Maxi, PUC e Colégio Mãe de Deus. Também será aplicada a prova na PEL I e II e no Creslon para 107 candidatos.
O Câmpus da UEL deve concentrar a grande maioria dos inscritos. São 8.552 candidatos, que serão distribuídos em oito Centros de Estudos. O acesso ao Câmpus Universitário será feito exclusivamente pela Avenida Castelo Branco.
Para evitar problemas, a recomendação da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL é que os candidatos antecipem a chegada em 1h30. Para fazer a prova o estudante deve ter em mãos o Cartão de Inscrição, disponível no site www.cops.uel.br. No documento o candidato deverá afixar uma foto 3X4 e a cópia da Carteira de Identidade. No dia da prova será necessário apresentar também um documento original com foto.
PLANTÃO - A equipe da Cops estará de plantão neste domingo (23), das 8h30 às 11h, na Pró-reitoria de Graduação, no Câmpus da UEL, para atender candidatos que perderam ou tiveram documentos extraviados. Estes estudantes deverão trazer o Boletim de Ocorrência para comprovar a perda.
A coordenadora da Cops, professora Cristiane Medina, explica que cerca de 1,9 mil pessoas devem trabalhar na organização e aplicação do concurso, desde fiscais, monitores, equipe médica e seguranças. A Comissão conta ainda com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária, além da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização.
PROVA - A 1ª fase é considerada uma prova interdisciplinar, onde os candidatos são desafiados a interpretar conhecimentos de nove áreas. A prova em geral apresenta um tema, que é explorado nas diversas questões. A diretora pedagógica da Cops, Sandra Malta Barbosa, explica que a intenção é avaliar várias capacidades referentes à leitura e interpretação, diferente da 2ª fase, que busca avaliar um conteúdo específico e de habilidade de escrita. Os candidatos terão quatro horas para responder 60 questões.
PERFIL DO CANDIDATO - Dos quase 23 mil inscritos, 8.153 são de Londrina (35,53%). O Estado mais presente é o Paraná (15.492 inscritos), seguido por São Paulo (6.452). As mulheres representam a maioria dos inscritos, com 13.625 candidatas, que concorrem às vagas com 9.318 homens. O candidato mais velho tem 71 anos e disputa uma vaga de Direito. O mais novo tem 14 anos e é candidato ao curso de Medicina. Este ano, 1.324 estudantes são treineiros, ou seja, não concluíram o Ensino Médio e estão fazendo o concurso para adquirir experiência.
O curso mais disputado é o de Medicina (sistema universal), com 125 candidatos/vaga, seguido por Psicologia (30,63) e Biomedicina (28,44). A Universidade oferece 2.480 vagas, em 53 cursos de graduação. Outras 600 serão ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado da 1ª fase do Vestibular da UEL será divulgado em 10 de novembro, às 17 horas, no site www.cops.uel.br.

GALERIA DE IMAGENS