Turismo ganha força no
Litoral com nova estrutura

O escritório regional da Secretaria do Turismo fica dentro Palacete Mathias Böhn e irá atender, além, de Paranaguá, também Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba
Publicação
29/07/2013 - 15:35
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa participou nesta segunda-feira, 29 de julho, da comemoração pelos 365 anos de Paranaguá e inaugurou o escritório da Secretaria Estadual do Turismo no Litoral do Paraná. O escritório fica no Palacete Mathias Böhn, um dos cartões postais do litoral, e atenderá, além de Paranaguá, também Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba.
O espaço da Secretaria do Turismo é compartilhado com o escritório regional da Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social, instalado em Paranaguá em 2011 e que funcionava em outro local. No mesmo ato, foi realizada a entrega oficial, ao Governo do Paraná, das obras de restauro do Palacete, feitas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
“É a nossa maneira de prestigiar Paranaguá, de comemorar com a população o aniversário da cidade, muito querida por todos, berço da história do nosso Estado”, afirmou o governador. “A presença da Secretaria do Turismo irá reforçar as ações de atendimento a este setor em Paranaguá e nos demais municípios e nas ilhas. Com mais estrutura, há melhor aproveitamento do potencial turístico, o que beneficia a economia e a criação de emprego”, disse Richa.
Participaram da solenidade a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o prefeito de Paranaguá, Édison Kersten, e os prefeitos dos seis municípios da região; o secretário do Turismo, Jackson Pitombo; o secretários da Cultura, Paulino Viapiana; do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, e de Assuntos para a Copa do Mundo, Mário Celso Cunha.
O governador explicou que o novo escritório vai executar vários projetos de infraestrutura turística, com investimento previsto de R$ 10 milhões. Entre os projetos estão ações do programa Navega Paraná, como a implantação de trapiches na Ilha do Mel, Ilha das Peças e em Superaguí; a readequação do terminal de embarque e desembarque de Pontal do Paraná; construção da base náutica de Guaratuba, o sistema cicloviário na orla dos balneários e as obras do entorno do aquário de Paranaguá.
“Estou bastante confiante que a presença da secretaria do Turismo abre perspectiva para melhorar e ampliar a participação do turismo na economia da região, trazer mais turistas para o nosso litoral”, afirmou o prefeito Édison Kersten. Ele ressaltou, também, a importância da restauração do Palacete Matheus Böhn, que contribui para o projeto de restauração do centro histórico.
“O projeto é restaurar outros casarios e transformar a região em centro gastronômico, cultural de lazer e artesanato. É uma iniciativa de desenvolvimento, que não afronta o meio ambiente e vai gerar emprego e renda. Temos potencial de 3 milhões de pessoas só de Curitiba e Região Metropolitana”, disse o prefeito. O outro projeto é a implantação do terminal de passageiros, que já está em estudo pelo governo do Estado.
MAIS AGILIDADE - O escritório do Litoral da Secretaria do Turismo faz parte da linha adotada pelo governo estadual, de interiorizar as ações de turismo para facilitar e garantir agilidade aos trabalhos em todas as regiões. Hoje existem escritórios em Foz do Iguaçu, Cascavel e Londrina.
O escritório do Turismo no Litoral tem espaço para atendimento à comunidade, aos turistas e para exposições diversas (artesanato, pinturas, fotografias). O espaço também poderá ser utilizado para coordenar o Terminal de Embarque, fiscalizar embarcações e passageiros, cadastrar visitantes para a Ilha do Mel e vendas de passagens.
No pavimento superior, com entrada independente, além da Secretaria do e da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, há sala para a Secretaria da Cultura e para a prefeitura de Paranaguá, além do escritório da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur).
PRIORIDADE - O governador Beto Richa falou sobre a presença do governo no Litoral e afirmou que a região é lembrada durante todo o ano pelo governo estadual e não somente em época de veraneio. “Aqui não vivem apenas turistas, e sim famílias trabalhadoras", afirmou o governador.
O Hospital Regional do Litoral, que é referência na região para a Rede Paraná Urgência e o programa Mãe Paranaense, está sendo ampliado para ganhar 20 novos leitos. Serão criados após o término das obras da nova maternidade, que hoje funciona no hospital.
A Regional da Saúde, a Farmácia do Paraná e a unidade do Hemepar terão nova sede no prédio que está sendo construído onde antes funcionava o hospital infantil da cidade.
O litoral recebeu forte reforço na área da segurança. Hoje a região conta com 417 Policiais Militares e recebeu nove viaturas, já entregues à PM e à Polícia Civil. Está em construção a nova sede do Instituto Médico Legal (IML) de Paranaguá.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS