Travessia de balsa no
rio Ribeira será gratuita

O serviço, em fase de contratação, vai restabelecer provisoriamente a circulação entre os municípios de Cerro Azul e Doutor Ulysses, até a construção da nova ponte
Publicação
17/08/2011 - 18:00

Confira o áudio desta notícia

A balsa que o governo do Estado vai utilizar para a travessia do Rio Ribeira, na PR-092, terá acesso gratuito, informou nesta quarta-feira (17) o superintendente regional leste do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Gilberto Loyola. Segundo ele, o serviço – que está em processo de contratação – vai restabelecer provisoriamente, até a construção da nova ponte, a circulação entre os municípios de Cerro Azul e Doutor Ulysses. A região foi atingida pelas chuvas do início de agosto, que ocasionaram o desmoronamento da ponte que existia no local.
Loyola disse que o órgão está trabalhando em duas frentes para resolver o problema de comunicação viária na região. Além de contratar a operação de uma balsa, o DER também trabalha pela rapidez na construção da nova ponte. “Estamos tomando as providências de acordo com a Lei 15.608/2007, que permite a contratação de serviços em caráter emergencial, e também com base nos decretos municipais que declararam situação de emergência”, informou.
BALSA – Ele explicou que a balsa vai operar a montante do Ribeira, onde o rio apresenta um “estrangulamento” e a profundidade é maior, permitindo a passagem de oito carros em cada travessia, ou dois caminhões. O local escolhido pelos técnicos do DER, Defesa Civil e Prefeitura de Cerro Azul fica aproximadamente a 1.800 metros do ponto onde existia a antiga ponte. De acordo com o DER, já está em fase adiantada a contratação da embarcação que vai operar em convênio do Estado com a prefeitura.
PONTE – O projeto básico da nova ponte já foi concluído. A obra terá 143,10 metros de extensão por 12,80 metros de largura e cinco vãos. O projeto integrará o futuro acesso, pavimentado, pela PR-092, a Doutor Ulysses, um dos cinco municípios do Estado que ainda não tem asfalto.
Gilberto Loyola disse que a construção da ponte está sendo conduzida em regime de urgência para evitar mais prejuízos à comunidade. A construção será nas proximidades do local onde a antiga ponte caiu. Segundo estimativa do DER, a obra ficará pronta em 180 dias.

GALERIA DE IMAGENS