O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) investirá R$ 1,1 bilhão em sua ampliação e modernização. A aplicação dos recursos está prevista na renovação do contrato de concessão de arrendamento do terminal - localizado no Porto de Paranaguá - por mais 25 anos.
A renovação antecipada de concessões portuárias está prevista na nova Lei dos Portos, que entrou em vigor em 2013.
O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, conta que de destinação de recursos do TCP em Paranaguá integram o plano de investimentos privados para as próximas décadas.
“Estamos prevendo um cenário de crescimento da movimentação de cargas em Paranaguá nas próximas décadas e o TCP está se preparando para este crescimento”, reforça Dividino,
De acordo com ele, a movimentação de cargas deve saltar das atuais 45 milhões de toneladas para 83 milhões de toneladas nos próximos 15 anos.
“Estes investimentos irão consolidar Paranaguá como o porto concentrador de cargas do Atlântico Sul, o chamado Hubport, qualificando o Porto para receber todos os navios em escala no mundo” explica Dividino. Além disso, ele acrescenta que a expansão do TCP promoverá ganhos operacionais necessários para reduzir custos logísticos, atraindo novas rotas e armadores para atender todos os continentes diretamente sem escalas.
Segundo o diretor-presidente da Appa, os projetos privados previstos incluem novos terminais e arrendamentos, renovações de contratos, rearrendamentos de áreas públicas e contratos de passagem
INVESTIMENTOS - Atualmente, o TCP está implementando um programa de modernização e expansão da unidade com investimentos de R$ 543 milhões até 2018. Também está prevista a destinação de mais R$ 548,54 milhões entre 2024 e 2048.
O novo contrato prevê a expansão do terminal de contêineres para uma área de 487 mil metros quadrados, incluindo a construção de um novo cais público de 220 metros de extensão, capaz de movimentar simultaneamente quatro contêineres de seis metros de comprimento ou dois contêineres de 12 metros. Ao todo, o TCP terá 1.099 metros de cais público.
A capacidade do porto subirá dos atuais 1,5 milhão de TEUs (unidade padrão para um contêiner de 20 pés) para 2,5 milhões de TEUs.
A renovação antecipada de concessões portuárias está prevista na nova Lei dos Portos, que entrou em vigor em 2013.
O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, conta que de destinação de recursos do TCP em Paranaguá integram o plano de investimentos privados para as próximas décadas.
“Estamos prevendo um cenário de crescimento da movimentação de cargas em Paranaguá nas próximas décadas e o TCP está se preparando para este crescimento”, reforça Dividino,
De acordo com ele, a movimentação de cargas deve saltar das atuais 45 milhões de toneladas para 83 milhões de toneladas nos próximos 15 anos.
“Estes investimentos irão consolidar Paranaguá como o porto concentrador de cargas do Atlântico Sul, o chamado Hubport, qualificando o Porto para receber todos os navios em escala no mundo” explica Dividino. Além disso, ele acrescenta que a expansão do TCP promoverá ganhos operacionais necessários para reduzir custos logísticos, atraindo novas rotas e armadores para atender todos os continentes diretamente sem escalas.
Segundo o diretor-presidente da Appa, os projetos privados previstos incluem novos terminais e arrendamentos, renovações de contratos, rearrendamentos de áreas públicas e contratos de passagem
INVESTIMENTOS - Atualmente, o TCP está implementando um programa de modernização e expansão da unidade com investimentos de R$ 543 milhões até 2018. Também está prevista a destinação de mais R$ 548,54 milhões entre 2024 e 2048.
O novo contrato prevê a expansão do terminal de contêineres para uma área de 487 mil metros quadrados, incluindo a construção de um novo cais público de 220 metros de extensão, capaz de movimentar simultaneamente quatro contêineres de seis metros de comprimento ou dois contêineres de 12 metros. Ao todo, o TCP terá 1.099 metros de cais público.
A capacidade do porto subirá dos atuais 1,5 milhão de TEUs (unidade padrão para um contêiner de 20 pés) para 2,5 milhões de TEUs.