O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), como executivo do programa Smart Energy Paraná, vai promover em 2018 capacitações abertas ao público na área de energias renováveis. Serão três cursos presenciais e outros seis na plataforma de Educação a Distância, todos lançados em janeiro de 2018.
Os três cursos presenciais serão treinamentos básicos em sistemas fotovoltaicos, em instalação de sistemas fotovoltaicos para microgeração e em softwares para simulação em sistemas fotovoltaicos. Já a capacitação em EAD contemplará seis cursos com carga horária de 20 horas, com conceitos básicos de energias eólica, fotovoltaica, biomassa, biogás, pequenas hidrelétricas e Smart Grid.
O diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, ressalta que o programa, cuja secretaria executiva é de responsabilidade do instituto, tem como objetivo democratizar o acesso a energias renováveis em todo o Estado. “O decreto que criou o programa define, entre outras coisas, que é função do Smart Energy Paraná desenvolver competências locais neste tema”, explica.
Informações sobre as inscrições para os cursos serão divulgadas no ano que vem.
SMART ENERGY PARANÁ - O Tecpar responde pela secretaria executiva do programa Smart Energy Paraná, que mobiliza as competências que o Estado e a sociedade já têm e busca por novas soluções para desenvolver o setor energético do ponto de vista econômico, ambiental e social no Paraná.
No Smart Energy Paraná, o Tecpar homologa as diferentes tecnologias disponíveis no mercado para apresentar à sociedade aquelas já testadas pelo instituto, com geração de dados e capacitação de mão de obra local para atrair investimentos nesta área para o Paraná.
Saiba mais sobre o programa Smart Energy Paraná pelo site http://smartenergy.org.br/portal.