Tecpar organiza
conferência internacional
sobre energias inteligentes

Os assuntos discutidos incluem políticas públicas para o desenvolvimento de energias renováveis, smart grid, o futuro da biomassa e projetos e ações em andamento
Publicação
19/10/2015 - 14:22

Confira o áudio desta notícia

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é um dos organizadores da Conferência Internacional de Energias Inteligentes - Smart Energy 2015, que começa nesta segunda-feira (19), no Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, em Foz do Iguaçu. O diretor-presidente da instituição, Júlio Felix, é um dos moderadores dos debates. O evento segue até quarta-feira (21).
Entre os assuntos que serão discutidos na conferência, promovida em parceria com o Sebrae-PR, estão políticas públicas para o desenvolvimento de energias renováveis, smart grid, o futuro da biomassa, projetos e ações em andamento no Paraná e no Brasil e, também, alguns exemplos mundiais. O evento conta com painéis de apresentação com a participação de especialistas nacionais e internacionais, além de seminários, oficinas e mesas-redondas.
O diretor-presidente do Tecpar, a falta de regulamentação ainda é um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento da geração distribuída das energias renováveis e redes inteligentes no País e precisa ser mais debatida para avançar. “A legislação, de maneira geral, ou está defasada em relação à tecnologia disponível ou não condiz com a experiência que o País tem em produção de energias renováveis”, observa Félix.
No Estado, o Tecpar secretaria o programa Smart Energy Paraná, que tem como função organizar as competências do Estado nessa área e atrair investimentos para a matriz energética paranaense. “Nós criamos uma plataforma para certificar três modelos de energia solar e um laboratório de medições solarimétricas para subsidiar os empreendimentos com essas medições”, pontua Felix.
De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, para o desenvolvimento das energias renováveis e redes inteligentes é necessária a mobilização das competências que o Estado e a sociedade já têm e a busca por novas competências para desenvolver esse setor do ponto de vista econômico, ambiental e social no Paraná.
“Esse é o objetivo do Paraná Smart Energy. Não é um projeto de governo, é um projeto de Estado. O governo mobiliza as forças para que possamos trazer soluções numa área tão importante na economia do Estado e do País”, ressalta.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:  http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
Serviço
Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy
Data: 19 a 21 de outubro
Local: Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort - Avenida das Cataratas, Km 2,5 -Foz do Iguaçu
Informações e inscrições: (41) 3362-6622 / e-mail contato@smartenergy.org.br , site www.smartenergy.org.br/2015  ou pela página do Facebook:  facebook.com/smartenergyparana

GALERIA DE IMAGENS