Tecpar e Sonova farão
defesa de projeto para
produzir aparelho auditivo

Em conjunto companhias querem produzir dispositivos retroauricular e intra-aural. Ministério da Saúde gasta R$ 75 milhões por ano para importar o equipamento
Publicação
10/08/2015 - 11:30

Confira o áudio desta notícia

Profissionais do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e da empresa suíça Sonova trabalham para apresentar defesa de um projeto de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) junto ao Ministério da Saúde. Em conjunto, as companhias concorrem para produzir um aparelho auditivo retroauricular e intra-aural, usado por pessoas com surdez. A defesa será em setembro.
Hoje, o Ministério da Saúde gasta R$ 75 milhões por ano com a importação do equipamento. Depois de ter a proposta aceita pelo ministério, uma equipe multidisciplinar do Tecpar foi até a Suíça conhecer a matriz e a fábrica da empresa, em uma technical due diligence, para que os profissionais avaliassem in loco os dados disponibilizados pelas companhias.
A defesa do projeto é uma etapa fundamental para que o ministério conheça os detalhes da operação, ressalta o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix. “Estamos convencidos de que o parceiro é o mais adequado ao Tecpar e muito confiantes na aprovação dos projetos pelo Ministério da Saúde”, salienta Felix.
O otimismo também é sentido pelos suíços da Sonova, que são muito seletivos na hora de fazer grandes investimentos. É o que afirma o presidente do Conselho Consultivo da Sonova Brasil, Pedro Stern.
“Os empresários costumam investir apenas em unidades próprias, mas viram a oportunidade de trabalhar com o Tecpar, que demonstrou ter capacidade técnica para a parceria. Temos a confiança de que encontramos o parceiro ideal”, pontua Stern.
As PDPs fornecem produtos de acordo com a necessidade e prioridade da rede pública de saúde e seguem as demandas apresentadas anualmente pelo Ministério da Saúde. As parcerias, firmadas entre laboratórios públicos e privados, têm como meta garantir a autossuficiência do mercado nacional, com base na transferência de tecnologia para a produção para o país.
OUTRAS PARCERIAS - O Tecpar participa da concorrência das PDP com outros produtos para saúde e parceiros internacionais. O instituto tem projeto de parceria com a empresa britânica GSK, que produz o Salbutamol, medicamento utilizado no controle da asma. Já com a alemã Merck Serono, o Tecpar concorre para produzir a Somatropina, um hormônio de crescimento.
O instituto concorre ainda para se tornar o fornecedor oficial do Ministério da Saúde do Adalimumabe e Infliximabe, medicamentos biológicos usados para tratamento de artrite reumatoide, psoríase e outras doenças crônicas, em parceria com a Biocad Monoclonal.
A defesa oral de todos os projetos serão feitas em agosto e setembro. O Ministério da Saúde deverá divulgar os vencedores da concorrência até o fim do ano.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS