Técnicos do BID acompanham ações do Paraná Urbano III

Missão Especial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) acontece nesta quinta e sexta-feira (15 e 16), com uma agenda de reuniões na Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral. Além de acompanhar as ações, técnicos do banco validam informações enviadas pelo Estado.
Publicação
15/03/2018 - 12:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Programa Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Urbano e Melhorias de Infraestrutura Municipal – Paraná Urbano III é o tema da Missão Especial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que acontece nesta quinta e sexta-feira (15 e 16), com uma agenda de reuniões na Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, em Curitiba. São encontros de trabalho para que técnicos do banco acompanhem as ações no Paraná e validem informações enviadas pelo Estado.

A operação de crédito externo com o BID, no valor aproximado de US$ 118,3 milhões, é destinada a financiar parte da execução do Programa Paraná Urbano III, no âmbito do Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios do Estado do Paraná – SFM. O prazo de desembolso previsto é de quatro anos.

O secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa Sobrinho, ressaltou a importância do Projeto desenvolvido com o banco. “O Paraná é sempre citado como referência na boa execução de projetos e devemos muito ao aprendizado que temos tido com o BID ao longo de décadas de parceria”, disse.

Ele citou o investimento na infraestrutura do Estado, com fortalecimento dos municípios, como uma das marcas da atual administração estadual. “Isso acontece sempre através de uma gestão sistêmica de governo, com o objetivo principal das ações públicas a promoção do bem-estar social, o que vem sendo conquistado a partir de políticas de desenvolvimento econômico, social e ambiental”, disse o secretário.

Barbosa destacou que o estreito relacionamento com o BID e o olhar especial que o Banco tem para o Paraná tem permitido importantes avanços na qualidade de vida do Estado e no IDH (índice de desenvolvimento humano) nos municípios. Ele acrescentou ainda a importante participação de instituições como o Paraná Cidade e a Fomento Paraná na articulação e execução das ações.

O gerente do projeto do BID, Jason Hobbs, afirmou que o Paraná Urbano III é um projeto importante e de referência para o Banco. “Dispensamos um tratamento diferenciado a esta operaçãonpor ser uma prioridade para o BID”, disse. Ele comentou que as ações realizadas no Paraná através de projetos financiados são resultados palpáveis, o que torna o Estado uma referência. “Podemos perceber isso ao visitar, especialmente, os municípios menores”, disse.

O secretário do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, também salientou a importância da parceria. “Ela nos permite continuar levando desenvolvimento aos 399 municípios do Estado”, disse. Ele completou que o Paraná vive um momento consolidado, de segurança financeira e jurídica.

A segurança econômica do Estado também foi destacada pelo diretor-presidente da Fomento Paraná, Vilson Ribeiro de Andrade, que afirmou que o projeto está assegurado pelo capital social da Fomento. “A segurança financeira do Estado é de máxima importância para os investidores”, comentou.

O Superintendente do Paraná Cidade, Wilson Bley Lipski, falou sobre os critérios apurados de aprovação e execução dos projetos, todos originados em demandas da população. Ele informou que, durante a atual gestão, 4,8 mil novas ações foram executadas em todo o Estado. “E temos a previsão de somar outras 2 mil a este montante”.

OBJETIVOS - O objetivo geral do Programa Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Urbano e Melhorias de Infraestrutura Municipal – Paraná Urbano III é contribuir para reduzir o déficit de infraestrutura urbana nos municípios paranaenses.

Além disso, a operação tem como metas melhorar a gestão tributária e financeira e a capacidade de planejamento e gestão urbana dos municípios, aumentar a cobertura e a qualidade da infraestrutura dos serviços urbanos básicos e sociais, além de elevar a eficiência operacional e sustentabilidade do Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios do Estado do Paraná - SFM.

Estima-se que os diversos projetos de infraestrutura beneficiem 8,5% da população do Estado, o que corresponde a aproximadamente 1 milhão de pessoas.

GALERIA DE IMAGENS