Técnico do Iapar vai presidir
entidade científica nacional

Indicação aumenta reconhecimento que o Iapar tem no meio da comunidade científica brasileira, disse o pesquisador Gonçalo de Farias
Publicação
09/08/2011 - 16:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O pesquisador Gonçalo Signorelli de Farias, do Pólo de Pesquisas do Iapar de Curitiba, é o novo presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, para o biênio 2011-2013. Gonçalo foi indicado pelo Conselho Diretor da Sociedade, e teve seu nome referendado pela Assembleia Geral realizada durante o XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo em Uberlândia, MG.
O presidente do Iapar, Florindo Dalberto, disse que a sociedade e o próprio instituto recebem, por meio do pesquisador Gonçalo Farias, o reconhecimento de todo o comprometimento e investimento em ciência e tecnologia que tornaram o instituto uma referência nacional e internacional em manejo, conservação e recuperação de solos. “Fazemos votos para que tenha uma gestão de muito êxito”, disse.
Fundada em 1947, dois anos antes da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo é uma das mais tradicionais e respeitadas sociedades científicas brasileiras com cerca de mil sócios, a maioria oriunda de instituições de ciência, tecnologia e inovação e universidades e edita diversas publicações, dentre elas a conhecida Revista Brasileira de Ciência do Solo, um periódico de grande circulação, além de promover vários eventos científicos de repercussão nacional.
Ao mesmo tempo em que afirma não ter dúvidas de que sua indicação para a presidência da entidade contribui para aumentar o reconhecimento que o Iapar tem no meio da comunidade científica brasileira, Gonçalo de Farias disse expressar “orgulho em trabalhar em uma instituição como a nossa, a qual me propiciou condições para assumir a presidência da SBCS”.
Pesquisador em Ciência do Solo no Iapar desde 1975, com diversos trabalhos publicados na área, Gonçalo foi presidente do instituto entre 1984 e 1987; presidiu a Fundação de Amparo à Pesquisa do Paraná (Fundação Araucária) foi coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de C&T e Ensino Superior e presidente do Núcleo Paranaense da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Atualmente também é coordenador adjunto do Pólo de Pesquisas do Iapar de Curitiba.

GALERIA DE IMAGENS