TV éParaná exibe
documentários sobre o Rio
de Janeiro na década de 50

Série Memória do Brasil reúne duas produções de 1957, do cineasta Jean Manzon
Publicação
29/10/2013 - 10:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A série Memória do Brasil, da TV éParaná, canal 9, apresenta nesta quarta-feira (30) dois novos documentários sobre a história do Brasil. O material foi feito pelo cineasta, fotógrafo e documentarista Jean Manzon. O acervo é um conjunto de filmes e fotos que retrata, de forma única, a história filmada do país.
No primeiro bloco será apresentado o “O Bonde, esse eterno sofredor”, produzido em 1957. O documentário reúne imagens bem preservadas da vida carioca na década de 1950. As roupas, os costumes, feira-livre, o tipo de sacola que se carregava para fazer compras, o uniforme dos meninos e meninas saindo da escola, a farda quase militar do condutor e do trocador contam um pouco do cotidiano da sociedade carioca daquela época.
O segundo documentário é “A mais linda cidade do mundo”, produzido também em 1957, quando ainda não se falava em ecologia ou ambientalmente correto. O que importava era o homem e seu domínio sobre a natureza. Com locução de César Ladeira, o filme narra a chegada de um cinegrafista estrangeiro ao Rio de Janeiro.
O programa é apresentado pelo jornalista e escritor Ruy Castro. A exibição será nesta quarta-feira (30), às 23 horas, na TV éParaná.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS