As curvas entre as cidades de Jacarezinho e Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro, estão mais seguras e bem sinalizadas. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) colocou tachas refletivas nas curvas mais perigosas da rodovia PR-431 para orientar os motoristas à noite.
Além disso, foram sinalizados avisos antes das curvas, com pinturas no próprio asfalto orientando o motorista a diminuir a velocidade. A rodovia tem várias curvas acentuadas na serra que dá acesso a Ribeirão Claro.
Os trabalhos do DER, executados entre maio e final do mês de julho, também envolveram reparos ao longo de 25 quilômetros da PR-431, entre Jacarezinho e Ribeirão Claro. O investimento de R$ 2 milhões do Governo do Paraná beneficiou diretamente 51.192 moradores das duas cidades.
Nos pontos mais críticos da PR-431, onde o pavimento estava mais desgastado, foram feitos recapes com colocação de asfalto novo. “Os trabalhos de conservação são feitos rotineiramente nas rodovias estaduais para aumentar a segurança e manter as boas condições de tráfego”, afirmou o diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior.
A sinalização específica nas curvas, com a pintura para os motoristas diminuírem a velocidade e a colocação das tachas refletivas, já melhorou a viagem para o caminhoneiro Everton Carlos de Lima, de 23 anos, morador de Apucarana.
“Uma estrada boa é ótimo, excelente. Não dá muito desgaste no caminhão e aumenta a nossa segurança. Aqui dá para ver toda a sinalização, de dia e à noite, com as tartarugas ao longo da rodovia. Me sinto mais seguro andando em uma estrada bem sinalizada”, afirmou Everton de Lima.
MAIS CONSERVAÇÃO - O DER também executou trabalhos de conservação e manutenção em outro trecho da PR-431, entre as cidades de Jacarezinho e Cambará. Ao longo de 23 quilômetros foram feitos recapes, reparos, melhoramentos do pavimento e reforço da sinalização. Próximo à cidade de Cambará toda a sinalização já foi finalizada.
As obras de conservação da PR-431 entre Jacarezinho e Cambará ainda estão em andamento. Pela rodovia PR-431 são escoados os produtos da agricultura da região do Norte Pioneiro, além de caminhões que transportam a safra dos estados de São Paulo, Goiás e sul do Mato Grosso para o Porto de Paranaguá, no litoral paranaense.
O asfalto é bastante exigido para suportar as toneladas transportadas pela via, por isso o DER faz trabalhos constantes de manutenção e conservação da rodovia.
Também na região do Norte Pioneiro, a PR-092, entre Wenceslau Braz e Siqueira Campos, recebeu uma camada de microrrevestimento asfáltico e nova sinalização ao longo de 8 quilômetros. Próximo à cidade de Santa Mariana o DER executou reparos e remendos da PR-518. Este trabalho foi feito ao longo de 7 quilômetros.
As obras nas rodovias PR-431, PR-092 e PR-518 beneficiaram 128.735 moradores dos municípios por onde as estradas passam. O investimento total do Governo do Paraná atingiu cerca de R$ 7,8 milhões em conservação e manutenção dessas rodovias.
Além disso, foram sinalizados avisos antes das curvas, com pinturas no próprio asfalto orientando o motorista a diminuir a velocidade. A rodovia tem várias curvas acentuadas na serra que dá acesso a Ribeirão Claro.
Os trabalhos do DER, executados entre maio e final do mês de julho, também envolveram reparos ao longo de 25 quilômetros da PR-431, entre Jacarezinho e Ribeirão Claro. O investimento de R$ 2 milhões do Governo do Paraná beneficiou diretamente 51.192 moradores das duas cidades.
Nos pontos mais críticos da PR-431, onde o pavimento estava mais desgastado, foram feitos recapes com colocação de asfalto novo. “Os trabalhos de conservação são feitos rotineiramente nas rodovias estaduais para aumentar a segurança e manter as boas condições de tráfego”, afirmou o diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior.
A sinalização específica nas curvas, com a pintura para os motoristas diminuírem a velocidade e a colocação das tachas refletivas, já melhorou a viagem para o caminhoneiro Everton Carlos de Lima, de 23 anos, morador de Apucarana.
“Uma estrada boa é ótimo, excelente. Não dá muito desgaste no caminhão e aumenta a nossa segurança. Aqui dá para ver toda a sinalização, de dia e à noite, com as tartarugas ao longo da rodovia. Me sinto mais seguro andando em uma estrada bem sinalizada”, afirmou Everton de Lima.
MAIS CONSERVAÇÃO - O DER também executou trabalhos de conservação e manutenção em outro trecho da PR-431, entre as cidades de Jacarezinho e Cambará. Ao longo de 23 quilômetros foram feitos recapes, reparos, melhoramentos do pavimento e reforço da sinalização. Próximo à cidade de Cambará toda a sinalização já foi finalizada.
As obras de conservação da PR-431 entre Jacarezinho e Cambará ainda estão em andamento. Pela rodovia PR-431 são escoados os produtos da agricultura da região do Norte Pioneiro, além de caminhões que transportam a safra dos estados de São Paulo, Goiás e sul do Mato Grosso para o Porto de Paranaguá, no litoral paranaense.
O asfalto é bastante exigido para suportar as toneladas transportadas pela via, por isso o DER faz trabalhos constantes de manutenção e conservação da rodovia.
Também na região do Norte Pioneiro, a PR-092, entre Wenceslau Braz e Siqueira Campos, recebeu uma camada de microrrevestimento asfáltico e nova sinalização ao longo de 8 quilômetros. Próximo à cidade de Santa Mariana o DER executou reparos e remendos da PR-518. Este trabalho foi feito ao longo de 7 quilômetros.
As obras nas rodovias PR-431, PR-092 e PR-518 beneficiaram 128.735 moradores dos municípios por onde as estradas passam. O investimento total do Governo do Paraná atingiu cerca de R$ 7,8 milhões em conservação e manutenção dessas rodovias.