Servidores participam
de ciclo de capacitação
em Londrina

Evento é voltado aos profissionais que atendem adolescentes em restrição ou privação de liberdade. Até abril de 2015, cerca 1,5 pessoas devem participar.
Publicação
21/10/2014 - 14:42
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Servidores que atendem adolescentes em restrição ou privação de liberdade nos Centros de Socioeducação e Casas de Semiliberdade de Campo Mourão, Londrina, Maringá, Paranavaí, Santo Antônio da Platina e Umuarama estão reunidos em Londrina. Eles participam até quinta-feira (23) do terceiro encontro do Circuito de Capacitação da Socioeducação, lançado este mês pelo Governo do Estado, para capacitar os 1,5 mil servidores que atuam na área em todo o Paraná, até abril de 2015.
O encontro acontece no Hotel Crystal e tem o objetivo de estimular a formação continuada, visando o alinhamento teórico-metológico do atendimento prestado em todo o Estado.
Participam da capacitação assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, enfermeiros, dentistas, educadores sociais, médicos, pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, técnicos administrativos, administradores, motoristas, auxiliares de manutenção, diretores, diretores-assistentes e chefes das unidades.
Durante os três dias de evento, os servidores participarão de oficinas que têm como tema o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que regulamenta de que forma o poder público deve prestar atendimento especializado aos adolescentes autores de ato infracional; o trabalho em equipe; o fazer socioeducativo; adolescências e saúde mental.
A coordenadora de Medidas Socioeducativas da Secretaria da Família, Cláudia Foltran, explica que a Circuito de Capacitação da Socioeducação permitirá que o Governo do Estado qualifique ainda mais o atendimento oferecido aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Paraná. Cláudia lembra que todos os temas abordados durante o encontro foram sugeridos pelos próprios servidores.
O programa oferecerá também capacitação na área da segurança, com orientação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Nesta fase, os servidores receberão instruções sobre socorros de urgência, prevenção e combate a princípios de incêndio, defesa pessoal e gerenciamento de crise.
O Circuito de Capacitação da Socioeducação promoverá dez encontros nos polos de Curitiba, Cascavel e Londrina. Além das oficinas, o evento oferece uma exposição de banners que mostram as boas práticas desenvolvidas nas unidades de socioeducação.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br