O serviço de atendimento escolar a estudantes hospitalizados no Paraná completou dez anos nesta quinta-feira (25). A oferta é feita pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com instituições hospitalares conveniadas. O atendimento também é realizado nas residências dos estudantes após período de internamento, até que o aluno possa retornar à rotina escolar.
Professores e pedagogos da rede estadual de ensino atendem os estudantes, por meio do programa de Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh). Nos hospitais os estudantes são acompanhados por três professores e um pedagogo, que passam por um processo de seleção específico para a função.
Em 2010, eram oito instituições que ofereciam o serviço. Agora, são 19 que mantém parceria com a Secretaria da Educação em diferentes regiões do Paraná. Ao longo desse período o programa garantiu o acesso à escolarização a mais de 42 mil estudantes em período de internação.
“Nossa missão é oferecer a eles o direito de continuar sua escolarização mesmo que estejam impossibilitados de frequentar a escola, em virtude internamento hospitalar ou tratamento de saúde mais prolongado. Nesses dez anos o programa teve muitos avanços”, observou a secretária da Educação, professora Ana Seres.
FUNCIONAMENTO - Os professores são divididos em três áreas do conhecimento: linguagem (Inglês ou Espanhol, Língua Portuguesa, Educação Física e Arte), humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e exatas (Química, Física, Biologia e Matemática). O acompanhamento é feito durante todo o período de internamento e conta com uma estrutura escolar com salas de aula, em bibliotecas ou no próprio leito de internação.
DIFERENCIAL – O Estado ainda oferece atendimento domiciliar aos estudantes que precisam do serviço. Três professores e um pedagogo da escola em que o aluno está matriculado fazem o acompanhamento. “Antes da instituição desse serviço os alunos hospitalizados deixavam de frequentar a escola devido ao tratamento de saúde. O atendimento no hospital e em casa, que é um diferencial do Paraná”, disse a coordenadora do Sareh, Thais Gama da Silva.
Essa modalidade de atendimento também aumentou nos últimos anos. Entre 2007 e 2010 foram atendidos 20 estudantes. Já no período de 2015 a 2016, foram atendidos em seus domicílios 570 estudantes.
(BOX)
Secretaria promove curso de educação especial
Aproximadamente 80 técnicos pedagógicos que atuam na área da educação especial e coordenadores pedagógicos da educação básica dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE), técnicos dos Centros de Apoio Pedagógico (CAP) a estudantes e professores na área da deficiência visual e do Centro Estadual de Avaliação e Orientação Pedagógica (CEAOP) participam nesta quinta-feira (25) e sexta-feira (26), em Curitiba, do curso de formação estratégica na área da educação especial.
Nos dois dias de curso os servidores vão debater questões relacionadas ao plano de atendimento educacional especializado, trabalho colaborativo, instrumento e critérios de identificação de aluno com altas habilidades ou superdotação, questões relacionadas diretrizes técnicas e legais, orientações pedagógicas do serviço de atendimento escolar a alunos hospitalizado, surdocegueira, deficiência física neuromotora, entre outros.
O curso tem 16 horas de carga horária e conta para avanço no plano de carreira dos servidores. A ação está inserida no programa Minha Escola Tem Ação (META) da Secretaria de Estado da Educação, que prevê a oferta da formação continuada aos profissionais da educação. “Essa formação tem como objetivo fortalecer o trabalho das equipes nas regionais para reorganizar o atendimento educacional especializado e também refletir sobre as políticas da educação especial no Paraná”, disse a chefe do Departamento de educação especial e inclusão educacional, Siana do Carmo de Oliveira Franco Bueno.
Professores e pedagogos da rede estadual de ensino atendem os estudantes, por meio do programa de Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh). Nos hospitais os estudantes são acompanhados por três professores e um pedagogo, que passam por um processo de seleção específico para a função.
Em 2010, eram oito instituições que ofereciam o serviço. Agora, são 19 que mantém parceria com a Secretaria da Educação em diferentes regiões do Paraná. Ao longo desse período o programa garantiu o acesso à escolarização a mais de 42 mil estudantes em período de internação.
“Nossa missão é oferecer a eles o direito de continuar sua escolarização mesmo que estejam impossibilitados de frequentar a escola, em virtude internamento hospitalar ou tratamento de saúde mais prolongado. Nesses dez anos o programa teve muitos avanços”, observou a secretária da Educação, professora Ana Seres.
FUNCIONAMENTO - Os professores são divididos em três áreas do conhecimento: linguagem (Inglês ou Espanhol, Língua Portuguesa, Educação Física e Arte), humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e exatas (Química, Física, Biologia e Matemática). O acompanhamento é feito durante todo o período de internamento e conta com uma estrutura escolar com salas de aula, em bibliotecas ou no próprio leito de internação.
DIFERENCIAL – O Estado ainda oferece atendimento domiciliar aos estudantes que precisam do serviço. Três professores e um pedagogo da escola em que o aluno está matriculado fazem o acompanhamento. “Antes da instituição desse serviço os alunos hospitalizados deixavam de frequentar a escola devido ao tratamento de saúde. O atendimento no hospital e em casa, que é um diferencial do Paraná”, disse a coordenadora do Sareh, Thais Gama da Silva.
Essa modalidade de atendimento também aumentou nos últimos anos. Entre 2007 e 2010 foram atendidos 20 estudantes. Já no período de 2015 a 2016, foram atendidos em seus domicílios 570 estudantes.
(BOX)
Secretaria promove curso de educação especial
Aproximadamente 80 técnicos pedagógicos que atuam na área da educação especial e coordenadores pedagógicos da educação básica dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE), técnicos dos Centros de Apoio Pedagógico (CAP) a estudantes e professores na área da deficiência visual e do Centro Estadual de Avaliação e Orientação Pedagógica (CEAOP) participam nesta quinta-feira (25) e sexta-feira (26), em Curitiba, do curso de formação estratégica na área da educação especial.
Nos dois dias de curso os servidores vão debater questões relacionadas ao plano de atendimento educacional especializado, trabalho colaborativo, instrumento e critérios de identificação de aluno com altas habilidades ou superdotação, questões relacionadas diretrizes técnicas e legais, orientações pedagógicas do serviço de atendimento escolar a alunos hospitalizado, surdocegueira, deficiência física neuromotora, entre outros.
O curso tem 16 horas de carga horária e conta para avanço no plano de carreira dos servidores. A ação está inserida no programa Minha Escola Tem Ação (META) da Secretaria de Estado da Educação, que prevê a oferta da formação continuada aos profissionais da educação. “Essa formação tem como objetivo fortalecer o trabalho das equipes nas regionais para reorganizar o atendimento educacional especializado e também refletir sobre as políticas da educação especial no Paraná”, disse a chefe do Departamento de educação especial e inclusão educacional, Siana do Carmo de Oliveira Franco Bueno.