Secretários participam de
caminhada pelo Dia da
Pessoa com Deficiência

Evento realizado em Curitiba nesta sexta-feira (2) reuniu cerca de 2 mil pessoas no calçadão da Rua XV de Novembro
Publicação
02/12/2011 - 14:41
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, e a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participaram nesta sexta-feira (2) da caminhada pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em Curitiba. Com o tema “Curitiba abraça essa causa”, a mobilização reuniu cerca de 2 mil pessoas com deficiência auditiva, visual, mental ou motora, além alunos da rede municipal de educação especial, familiares, professores e funcionários.
Depois da caminhada – entre o calçadão da Rua XV de Novembro e a praça Osório –, o público assistiu a apresentações culturais. O evento, em sua sexta edição, foi organizado pela Prefeitura de Curitiba, em parceria com o Governo do Estado.
“Temos como objetivo assegurar o acesso e a qualidade de ensino para os alunos que têm necessidades educacionais especiais. Tudo o que é destinado à pessoa sem deficiência também deve ser destinado à pessoa com deficiência”, afirmou Arns, destacando as políticas públicas do Governo do Estado na área da educação especial.
A Secretaria da Educação atende cerca de 30 mil alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas da rede pública estadual. São alunos que apresentam cegueira, baixa visão, surdez, deficiência auditiva, surdo-cegueira, deficiência física, deficiência intelectual, autismo, deficiência múltipla, distúrbios de aprendizagem, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação.
“O objetivo de eventos como este é sensibilizar e chamar a atenção da sociedade para os direitos e necessidades das pessoas com deficiência”, disse Fernanda Richa. Ela também lembrou que o Governo do Estado, em parceria com o Ministério Público do Paraná, promoveu em novembro um encontro para debater a versão preliminar do texto que vai compor o Estatuto da Pessoa com Deficiência do Paraná.
“Com esta ferramenta, será possível estabelecer uma nova política para a pessoa com deficiência, bem como garantir que os seus direitos sejam respeitados e cumpridos pelo poder público”, afirmou a secretária.

GALERIA DE IMAGENS