Secretário fala sobre esporte do Paraná em Maringá

O secretário estadual de Esporte, Evandro Rogério Roman, disse que determinação do governador Beto Richa é que o esporte seja a ferramenta perfeita para incentivar os jovens a viverem no caminho do bem
Publicação
23/09/2011 - 17:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A política estadual de esporte e lazer no Paraná foi tema de palestra do secretário estadual de Esporte, Evandro Rogério Roman, a uma plateia com mais de 200 pessoas, na tarde desta sexta-feira (23/9), em Maringá. Participaram do encontro dirigentes esportivos, professores de Educação Física e acadêmicos de 58 municípios da região Noroeste do Estado. A finalidade foi de promover conhecimentos entre os membros dos órgãos reguladores esportivos e profissionais da área.
“Nosso objetivo como secretário de Esporte é pagar uma dívida que o Estado tem com a comunidade esportiva e com o povo paranaense na área do desporto, dignificando profissionais, atletas e dirigentes”, disse.
Segundo ele, determinação do governador Beto Richa é que o esporte seja a ferramenta perfeita para incentivar os jovens a viverem no caminho do bem. “Para que isso ocorra temos que desenvolver projetos e políticas públicas e, para termos sucesso na implantação de nossos programas e projetos, necessitamos, e temos certeza que podemos contar com os profissionais de Educação Física”, afirmou Evandro.
Como parte do encontro houve visitas às novas instalações do curso de Educação Física do Cesumar (Centro Universitário de Maringá), academia de ginástica e piscina semiolímpica coberta e aquecida, e às novas instalações do Escritório Regional da Secretaria de Estado do Esporte em Maringá, além de reunião com prefeitos e secretários de esportes dos municípios convidados, no Auditório Dona Etelvina, no Cesumar.
O encontro também foi uma forma de lembrar o Dia do Profissional de Educação Física, comemorado em 1.º de setembro. A região possui hoje 3.500 profissionais registrados no Conselho Regional de Educação Física (Cref 9). “Nosso objetivo foi promover maior aproximação entre os profissionais e os órgãos esportivos, de forma a melhorar nossa atuação e fortalecer nosso papel na sociedade”, disse Agnaldo Luiz Baldo, membro do conselho.
JUSTIÇA DESPORTIVA - O encontro segue até domingo (25) pela manhã com um curso sobre Legislação e Justiça Desportiva, com mais de 100 pessoas inscritas. Além de aulas teóricas, haverá a simulação de uma sessão de julgamento esportivo em que os alunos deverão atuar.
Ministram o curso o procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol e membro da comissão de Estudos Jurídicos Desportivos do Ministério do Esporte, Paulo Marcos Schmitt; o advogado da Associação Profissional dos Árbitros de Futebol do Paraná e presidente da Comissão Especial de Justiça Desportiva do Paraná, Itamar Luiz Monteiro Côrtes; e a profissional de Educação Física, Andréia Márcia Horst, responsável pela Justiça Desportiva do Conselho Estadual de Esporte e Lazer do Paraná.
O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF9-PR), Secretaria de Esportes do Estado, Cesumar e Nusa (Núcleo Setorial de Academias e Escolas de Natação).

GALERIA DE IMAGENS