Secretário do Planejamento orienta sobre financiamentos do Banco Mundial

O secretário Cássio Taniguchi reuniu-se com representantes de 17 secretarias e órgãos do Estado para mostrar como obter empréstimos do Banco Mundial para projetos no Paraná
Publicação
14/03/2011 - 18:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A possibilidade de o Paraná obter recursos do Banco Mundial (Bird) para financiamento de projetos relacionados a várias áreas do governo foi tema de uma reunião nesta segunda-feira (14) entre o secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi, com representantes de outras 17 secretarias e órgãos do Estado. Durante o encontro, realizado no Palácio das Araucárias, Taniguchi passou aos secretários e demais representantes um roteiro para a obtenção de financiamentos do Bird.
Este foi o segundo encontro promovido pela Secretaria do Planejamento para tratar do assunto. “Estamos tratando de projetos e programas relacionados às políticas contempladas no Plano de Governo do governador Beto Richa”, afirma Taniguchi.
Esta semana o secretário vai a Brasília para apresentar aos representantes do Banco Mundial um primeiro esboço de documento com as ações prioritárias das secretarias. “Também vamos discutir tecnicamente com o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, a capacidade de endividamento do Estado, para avaliar criteriosamente as possibilidades de tomar financiamentos”, diz Taniguchi.
Participaram da reunião os secretários Evandro Romero (Esporte); Alípio Leal (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior); Luiz Eduardo Sebastiani (Administração e Previdência); Paulino Viapana (Cultura); Cezar Silvestri (Desenvolvimento Urbano); Cid Vasques (Corregedoria e Ouvidoria Geral); Reinaldo de Almeida Cesar (Segurança Pública); Edson Casagrande (Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos); Jonel Yurk (Meio Ambiente e Recursos Hídricos); Wilson Quinteiro (Relações com a Comunidade); Norberto Ortigara (Agricultura e do Abastecimento); Ivan Bonilha (Procuradoria Geral do Estado); Faisal Saleh (Turismo), além de representantes das secretarias de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul; da Justiça; da Casa Civil e do Paranacidade.
BANCO - O Banco Mundial ajuda governos de países em desenvolvimento a reduzir a pobreza por meio de empréstimos e experiência técnica para projetos em diversas áreas – como a construção de escolas, hospitais, estradas e o desenvolvimento de projetos que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas.
É uma das mais importantes fontes de financiamento do mundo e oferece apoio aos governos dos países membros em seus esforços para investir em escolas e centros de saúde, fornecimento de água e energia, combate a doenças e proteção do meio ambiente.
O Banco Mundial supervisiona como cada empréstimo é utilizado e avalia seus resultados. Todos os empréstimos são regidos por políticas operacionais, que garantem que as atividades sejam implementadas de forma equilibrada nos planos econômico, financeiro, social e ambiental.

GALERIA DE IMAGENS