Secretário defende preservação de recursos hídricos em cidades

Conselho Estadual de Recursos Hídricos reuniu-se no Parque Barigüi, em Curitiba
Publicação
22/03/2011 - 13:00

Confira o áudio desta notícia

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, participou, nesta terça-feira (22), da abertura da 17.ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. O evento, realizado no Parque Barigüi, marcou também as comemorações do Dia Mundial da Água.
Ao destacar a importância da preservação dos recursos hídricos, Silvestri enfatizou a necessidade de a expansão e o desenvolvimento das cidades serem planejados de forma que não agridam o meio ambiente. “Não podemos pensar em desenvolvimento urbano deixando de lado os aspectos ambientais. É imprescindível que os gestores públicos se preocupem com as questões ambientais”.
De acordo com o secretário, os centros urbanos são os maiores responsáveis pela poluição dos rios e pela destruição dos recursos naturais. “O campo está fazendo sua parte, preservando as áreas de mananciais, as reservas legais e as áreas de proteção permanente. O maior problema está nas cidades, que são os maiores agentes poluentes”.
Para Silvestri, é dever dos agentes públicos executar ações que garantam a sustentabilidade das cidades. “O saneamento básico é algo que deve ser tratado como prioridade. Não podemos conceber que uma cidade seja desenvolvida do ponto de vista do urbanismo sem levar em consideração a preservação dos recursos naturais”.

GALERIA DE IMAGENS