Secretaria de Infraestrutura homenageia servidores

Também foram prestigiados profissionais do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), da Paraná Edificações e da Ferroeste. Servidores aposentados entre outubro de 2017 e outubro de 2018 receberam certificados de reconhecimento.
25/10/2018 - 14:20

Em comemoração ao Dia do Servidor Público, no próximo domingo (28), a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e suas autarquias promoveram um evento de confraternização e homenagens nesta quarta-feira (24). Além de funcionários da secretaria, participaram profissionais do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), da Paraná Edificações (Pred) e da Estrada de Ferro Paraná Oeste S/A (Ferroeste).

O secretário de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, agradeceu o trabalho de cada servidor da área. “Hoje, que nós estamos comemorando o Dia do Funcionário Público, homenageamos várias figuras ilustres da nossa instituição. Quero agradecer mais uma vez a todos que estão dando seu suor, sua dedicação e seu amor ao nosso Estado, trabalhando com muita dignidade e empenho para que o Paraná continue a desenvolver”, disse.

Lupion também prestou uma homenagem especial ao engenheiro e arquiteto Ayrton Cornelsen, 96 anos, pelos relevantes trabalhos, estudos e projetos desenvolvidos em favor do povo paranaense. Lolô Cornelsen, como é mais conhecido, foi diretor-geral do DER-PR entre 1958 e 1961.

Em uma extensa lista de obras no Paraná, Lolô projetou a Rodovia do Café, o ferryboat de Guaratuba, a Estrada do Colono, a autoestrada Curitiba-Paranaguá, as estradas Curitiba-São José dos Pinhais-Joinville, Guaratuba-Garuva e da Graciosa.

Ocupou vários cargos públicos, planejou a colonização do Oeste e do Sudoeste do Estado e estruturou as cidades paranaenses com planos diretores e infraestrutura.

Também foi Cornelsen quem projetou o Edifício Oswaldo Pacheco de Lacerda, sede do DER-PR, localizado na Avenida Iguaçu, no bairro Rebouças, em Curitiba. O engenheiro recebeu uma placa das mãos do seu sobrinho-neto, João Pedro Lupion. No evento, o secretário anunciou que o auditório do DER-PR será batizado de Ayrton “Lolô” Cornelsen.

BOX
Estado também prestigia servidores aposentados

No evento, 197 servidores públicos aposentados entre outubro de 2017 e outubro de 2018 foram homenageados com a entrega de certificados de reconhecimento.

Entre eles, Cláudio Tureck, que trabalhou para o DER-PR em Cerro Azul, falou sobre sua trajetória: “Comecei com trabalho braçal e passei a ser operador de máquinas. Foi bom esse tempo, pude viajar para muitos lugares, conheci muita coisa.”

Outro ex-funcionário prestigiado no evento foi Adivar Antônio dos Santos, também do DER-PR de Cerro Azul. “Foram 36 anos cuidando dos trechos de Curitiba, Agudos do Sul e outros. Pude viajar muito para locais como Lapa, São Mateus do Sul e Balsa Nova. E agora posso descansar bastante”, comentou.

Também recebeu o certificado Rosimari Rebello dos Santos, que fez parte da equipe do DER-PR e da Paraná Edificações. “Trabalhei no DER por 35 anos e saí de lá porque fui convidada para atuar na Paraná Pred. Fizemos uma grande amizade lá. E agora, aposentada, vou cuidar do meu neto, levá-lo para escola, descansar e aproveitar muito”, falou.

O diretor-geral do DER-PR, Paulo Tadeu Dziedricki, salientou a importância do trabalho destes profissionais. “Quero agradecer a todos que já cumpriram a sua missão e estão prontos para se aposentar. Fica nosso eterno agradecimento a tudo que fizeram em prol do DER, da secretaria e do desenvolvimento do Estado do Paraná”, afirmou.