Secretaria da Segurança vai implantar boletim de ocorrências eletrônico

Pessoas poderão fazer o registro de ocorrências policiais pela internet. Secretário Reinaldo de Almeida César também quer melhorar atendimento nas delegacias e contratar estagiários para atendimento ao cidadão
Publicação
20/04/2011 - 16:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria da Segurança Pública vai implantar o boletim de ocorrências eletrônico nas delegacias de todo o Estado. Pela internet, as pessoas vão poder informar furtos e roubos de veículos, perda ou furto de documentos e outras ocorrências, sem a necessidade de comparecer a uma delegacia para prestar a queixa. A medida foi anunciada pelo secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, na noite de terça-feira (19) na reunião do Conselho de Segurança da área central de Curitiba, no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
“Em todo o país, apenas Piauí e Paraná não dispõem desse serviço. Vamos implantá-lo, inicialmente, em Curitiba para depois estendê-lo a todo o Estado. Não é possível que, para prestar uma queixa, a pessoa seja obrigada a se deslocar a uma delegacia, num tempo em que o acesso às tecnologias da informação está disponível a todos”, disse Almeida César.
Segundo o secretário, outras mudanças também devem melhorar o atendimento aos cidadãos nas delegacias paranaenses. Além da modernização tecnológica, a Secretaria quer fazer convênios com instituições de ensino superior para que estagiários de áreas como psicologia, direito e serviço social, entre outras, possam fazer o atendimento inicial às vítimas.
“Queremos a Polícia Civil trabalhando com conceitos de respeito, urbanidade e profissionalismo. Não é possível que a população tenha medo de ir às delegacias. Queremos transformar as delegacias que hoje são ambientes lúgubres e mal cuidados em locais limpos, claros, em que as pessoas se sintam acolhidas”, afirmou.
CONSELHOS – Almeida César reafirmou a intenção de reativar conselhos de segurança e fortalecer os já existentes, além de investir na criação de conselhos em todos os municípios. “O Paraná precisa dessa participação individual e coletiva. A segurança é um dever do Estado mas também é um direito e responsabilidade de todos. Ninguém faz nada sozinho e por isso a participação da comunidade é fundamental”, analisou.
Para a presidente do Conseg da área central de Curitiba, Malu Gomes, a reunião com as autoridades da área de segurança pública do Estado superou as expectativas. “Reunimos pessoas da comunidade, comerciantes, estudantes, professores e todos interessados em conhecer as diretrizes para a área e debater a questão da segurança. Mais de 200 pessoas participaram do debate e o secretário respondeu a todos os questionamentos com clareza e sem esconder a realidade”, avaliou.
Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, diretor do campus Curitiba da UTFPR, colocou a instituição à disposição para parcerias em projetos de soluções tecnológicas. “Já temos várias parcerias com a guarda municipal, com a PM e com a própria secretaria e queremos ampliar essa cooperação. A segurança realmente é uma questão que deve envolver toda a sociedade e nós incentivamos a participação de toda a comunidade acadêmica nessa cooperação”.
Além do secretário da Segurança, também participaram do encontro o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Teodoro Scheremeta, o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinicius Michelotto, delegados e comandantes de batalhões.

GALERIA DE IMAGENS