Secretaria da Família
capacita equipes regionais

De acordo com a secretária Fernanda Richa, o objetivo é promover a integração dos escritórios regionais e atuar com unidade em todos os municípios
Publicação
03/10/2011 - 19:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A secretaria da Família e Desenvolvimento Social promove nesta semana, em Curitiba, a capacitação de equipes regionalizadas e servidores que atuam em unidades como os centros de socioeducação. A abertura do encontro, que aconteceu nesta segunda-feira (3), reuniu mais de cem funcionários para definir as metas das políticas de assistência social, segurança alimentar e nutricional e do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
“Vamos promover a integração dos escritórios regionais e atuar com unidade em todos os municípios do Estado. Para isso, é preciso garantir um bom entrosamento entre a coordenação da secretaria e os escritórios, que trabalharão diretamente com os municípios, contribuindo para a identificação das necessidades dos paranaenses e seus gestores”, disse a secretária da Família, Fernanda Richa.
Além das metas estabelecidas para os próximos anos, a direção geral da secretaria também falou sobre o plano de gestão, estrutura organizacional, atribuições e fluxos de cada setor, núcleo e assessorias técnicas.
Segundo a diretora geral, Letícia Raymundo Codagnone, é necessário que todos os setores atuem de forma integrada e colaborativa, para que os objetivos e metas da secretaria sejam alcançados. “Com a integração das equipes, vamos criar estratégias para vencer as carências sociais. Que os programas sejam apenas a porta de entrada para o desenvolvimento social e econômico das famílias paranaenses”, afirmou.
Durante o encontro, o mestre em tecnologia educacional Marcelo Karam ministrou uma palestra motivacional sobre o papel de cada servidor e do poder das equipes na construção de um modelo organizacional eficiente, buscando a excelência na gestão do setor público.
DESCENTRALIZAÇÃO – Com a intenção de descentralizar a administração pública e aumentar a aproximação do Governo do Estado com as prefeituras, os escritórios regionais foram ampliados e reestruturados. Quatro novas unidades (Apucarana, Paranaguá, Ivaiporã, Pitanga e Toledo), além do escritório de Foz do Iguaçu, que faz parte da regional de Cascavel, passam a atender as demandas específicas dos municípios de cada região. “Este governo reconhece que é preciso um olhar diferenciado para cada região. Hoje, são 23 escritórios da secretaria, cobrindo todo o Estado”, disse Letícia Codagnone Raymundo.
Para Cesário Ferreira Filho, chefe do recém-criado escritório de Foz do Iguaçu, a descentralização trará agilidade para a secretaria: “Foz pertence à regional de Cascavel. Por conta das particularidades da cidade, possuímos necessidades específicas. Com um escritório focado somente nessas questões, a secretaria consegue estar mais próxima e atuante na nossa comunidade”.

GALERIA DE IMAGENS