Secretária Fernanda
Richa participa da
abertura do Congressul

Promovido em parceria com o Governo do Estado e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Congressul visa melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes
Publicação
16/07/2013 - 15:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participou na noite de segunda-feira (15), em Curitiba, da abertura do 7º Congressul (Congresso Sul Brasileiro dos Conselheiros Tutelares e Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e demais Atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente).
Promovido em parceria com o Governo do Estado e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), o Congressul visa melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes, por meio de atividades propostas, criando oportunidades de situações de envolvimento de grupos.
“Estamos investindo em capacitação continuada; no aprimoramento e atualização do sistema de informação para melhorar o atendimento de nossos meninos e meninas e dos nossos profissionais”, disse a secretária da Família, Fernanda Richa. “Muito já foi feito, mas o nosso cotidiano mostra que ainda há muito por fazer quando tratamos do atendimento a essa população tão frágil e sensível”, afirmou.
Durante os quatro dias de encontro os educadores, adolescentes, conselheiros tutelares e de direitos vão debater a formação dos atores do sistema de garantias dos direitos. O encontro acontece até esta quinta-feira (18), no Teatro Positivo.
“O governo do estado tem sido um grande parceiro dos conselheiros tutelares. E graças a esta parceria estamos realizando um sonho que era permitir este espaço de debate e de boas práticas”, disse a presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do estado do Paraná, Jussara Gouveia.
INVESTIMENTOS – No primeiro semestre, 5,2 mil profissionais que atuam na garantia de direitos de crianças e adolescentes no estado participam de cursos de formação continuada para Conselheiros Tutelares e Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A formação desses profissionais faz parte do plano estadual de capacitação do Governo do Estado, em parceria com o Cedca e universidades estaduais. Ao todo serão aplicados R$ 1,6 milhão do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) para a formação desses profissionais.
Em 2011 o Governo do Estado aplicou mais de R$ 13 milhões na compra de veículos e equipamentos de informática para equipar os 419 conselhos tutelares no estado.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS