Saúde repassa
R$ 2,8 milhões para
assistência no Litoral

O objetivo é reforçar as equipes que atuarão nos principais hospitais e prontos-socorros da região
Publicação
23/12/2015 - 14:27
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governo estadual repassou nesta quarta-feira (23) R$ 2,8 milhões às sete prefeituras do Litoral para ampliar a oferta de serviços de saúde durante a operação Verão Paraná 2015/2016. O recurso deve ser utilizado, principalmente, para a contratação de plantões extras de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O objetivo é reforçar as equipes que atuarão nos principais hospitais e prontos-socorros da região.
A previsão é que a escala de trabalho nessas unidades receba um aporte de quatro mil plantões extras. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, se for necessário, o Estado aumentará o valor repassado aos municípios. “É nosso compromisso apoiar os municípios no que for preciso para preparar os serviços de saúde do Litoral. A intenção é garantir a assistência adequada dos moradores e veranistas durante a operação verão”, afirmou.
O dinheiro também será destinado à compra de materiais médicos e outros itens necessários para abastecer as unidades já contando com o aumento da demanda por atendimentos. “A população do Litoral cresce significativamente neste período e sozinhos os municípios não conseguiriam arcar com as despesas com o reforço no atendimento de saúde que se faz necessário”, afirmou a diretora da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, Ilda Nagafuti.
Para otimizar o uso dos recursos, as prefeituras se organizaram através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral, o Cislipa, que também já gerencia o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A entidade recebeu o valor integral repassado pelo Estado aos municípios e centralizou a gestão e contratação temporária dos profissionais de saúde.
Segundo o prefeito de Pontal do Paraná e presidente do Cislipa, Edgar Rossi, esta foi a alternativa encontrada para viabilizar toda a estrutura de atendimento que estará disponível na temporada. “Desta forma, facilitamos o processo de contratação e organizamos a escala de plantões de uma maneira que atenda as necessidades de cada município durante a temporada”, disse Rossi.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS