A Secretaria de Estado da Saúde participou nesta terça-feira (17) do 2o Encontro Regional, com o tema “Potencializando o Cuidado em Saúde por meio da Equipe de Saúde da Família”, promovido pelo Núcleo Estadual do Ministério da Saúde. O evento aconteceu em Curitiba com a participação de 70 servidores, gestores e representantes da Saúde da Macrorregional Leste.
O encontro debateu desafios, avanços e permitiu a troca de experiências e conhecimento para fortalecer e qualificar as ações das equipes de Estratégia de Saúde da Família no Paraná.
O superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd, falou sobre o papel do Estado na implementação de atividades que promovem a Saúde, como o projeto de Tutoria do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Apsus).
“O Encontro Regional está sendo muito proveitoso, com a troca de vivências entre os municípios podemos mapear os bons resultados e propor soluções significativas para promoção da rede de Saúde Pública”, disse Gevaerd.
Também participaram do evento o coordenador de Gestão do Ministério da Saúde, Elias Lima; e secretária municipal de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho, que reforçaram o compromisso e a importância de discutir ações estratégicas que fortalecem a Saúde do Paraná.
“É essencial trazer esses debates para dentro do Ministério. Mostrar que somos um órgão acessível e que estamos em constante interlocução com os agentes comunitários, os gestores, enfermeiros e todos os profissionais de Saúde que trabalham na Atenção Primária, que é a base dos processos, em busca de um objetivo uno”, afirmou Elias.
A secretária municipal Adriane Carvalho também complementa a declaração e enfatiza o reconhecimento dos processos intersetoriais. Adriane também agradece o apoio estrutural do Governo e da Secretaria de Estado da Saúde.
“O suporte da Saúde foi primordial, principalmente com o projeto Apsus, as novas diretrizes, a reorganização da Atenção Primária e as capacitações oferecidas. O tema do Seminário foi pertinente, pois a relação entre as equipes de Estratégia da Família e a comunidade é essencial para o tratamento”, diz a secretária municipal.
A gestora em Saúde, Adriane Dumonski, diz que a mudança também deve partir da comunidade. “É a primeira vez que participo de um evento desse porte, e estou achando muito produtivo. Também é bom destacar e mostrar para as pessoas que a Atenção Primária é a equipe de prevenção, é nós que damos o primeiro encaminhamento e atendimento”.
O Encontro Regional da Macrroregional Leste foi o segundo que aconteceu no mês de abril. O primeiro foi na Macrorregional Noroeste, no dia 10. O próximo e último será oferecido na Macrorregional Oeste, em Cascavel, na próxima terça-feira (24).