Saúde oferece
treinamento para médicos
em emergência cardiovascular

O objetivo é qualificar a retaguarda de atendimento na rede pública de saúde, reduzindo os índices de mortalidade relacionada a problemas cardiovasculares
Publicação
10/09/2015 - 17:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Cerca de 120 médicos e enfermeiros da área de urgência e emergência participam nas duas próximas semanas, em Curitiba, de uma capacitação avançada sobre emergência cardiovascular. O objetivo é qualificar a retaguarda de atendimento na rede pública de saúde, reduzindo os índices de mortalidade relacionada a problemas cardiovasculares.
Promovido pela Secretaria Estadual da Saúde, o treinamento é coordenado por profissionais da Sociedade Brasileira de Cardiologia. O curso é um dos mais respeitados do País e faz parte do 70º congresso brasileiro do setor, que acontece entre 18 e 21 de setembro, na Capital.
De acordo com a médica da Diretoria de Políticas de Urgências e Emergências da Secretaria da Saúde, Beatriz Monteiro, o curso é destinado a profissionais que atuam nos serviços de referência para a Rede Paraná Urgência: Samu, Siate, hospitais e prontos-socorros. “É um momento de discutir conceitos, aprimorar técnicas e trazer o que há de melhor para os nossos profissionais”, afirmou.
Para melhorar as condições de aprendizagem, os 120 alunos foram divididos em quatro turmas. A programação envolve atividades teóricas e práticas sobre a conduta dos profissionais frente a situações críticas que precedem uma parada cardiorrespiratória, como casos de arritmia, acidente vascular cerebral, síndrome coronariana aguda e insuficiência cardíaca descompensada.
Para o coordenador do Treinamento de Emergência Cardiovascular Avançado, Fabrício Furtado, a abordagem desses temas contribui para que o profissional atue na prevenção de paradas cardiorrespiratórias, já que é muito mais difícil reverter o quadro de um paciente que já chegou neste estágio.
“Hoje, os eventos cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Por isso, é importante sempre manter os profissionais capacitados, padronizando os protocolos adotados para garantir mais sobrevida aos pacientes”, ressaltou Furtado.
Ele explica que este é o grande diferencial do treinamento, desenvolvido a partir de uma série de estudos internacionais e baseado na realidade assistencial brasileira. “Este curso foi concebido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, especialmente moldado para atender profissionais do nosso sistema de saúde. Diferente do que é ofertado lá fora, criamos uma programação que aborda tudo que deve ser feito antes, durante e depois de uma parada cardiorrespiratória”, completou. Um dos participantes da primeira turma do treinamento, iniciado nesta quinta-feira (10), é Guilherme Zammar, médico do Samu de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele afirma que o curso será muito importante para melhorar o seu trabalho no dia a dia. “Tudo que a gente aprende aqui tem reflexo direto na qualidade do atendimento ofertado à população. E na área cardiovascular isso é ainda mais efetivo, pois diariamente atendemos vítimas de infarto, AVC e arritmia”, conta.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:  http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
Serviço:
Treinamento de Emergência Cardiovascular Avançado
Data: 10 a 17 de setembro (exceto no fim de semana)
Horário: a partir das 9h
Local: PUCPR – Campus da Saúde (Hospital Nossa Senhora da Luz)
Avenida Marechal Floriano Peixoto, 2509 – Rebouças – Curitiba
Agendar entrevistas e cobertura pelo telefone (41) 3330-4425

GALERIA DE IMAGENS