São Jorge do Ivaí vai
construir casas para idosos

A governadora Cida Borghetti autorizou nesta quinta-feira (22) a assinatura do convênio, que repassará ao município R$ 1,18 milhão do Tesouro Estadual para as obras.
22/11/2018 - 18:00

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e o município de São Jorge do Ivaí vai possibilitar a construção de 10 casas para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social e suas famílias.

Para a secretária estadual da Família, Nádia Moura, a iniciativa é inovadora e atende a uma demanda antiga do município de São Jorge do Ivaí, que é referência no atendimento à pessoa idosa.

“Com esta parceria, estamos unindo esforços para garantir o direito a uma moradia digna a estas famílias, com conforto e segurança. Ali, elas estarão protegidas contra situações de violência e risco social, e receberão a atenção que precisam. Isso é valorização, é respeito”, diz Nádia.

O prefeito André Bovo diz que a população idosa no município tem crescido, e com isso a demanda por moradia também aumentou, em especial daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade.

“Por conta da idade avançada, as pessoas idosas estão excluídas dos programas de habitação, e nem todas têm condições de fazer um financiamento. Agora podemos dar a elas o cuidado que precisam. Sem este apoio do Governo do Estado, nosso município não teria condições de concretizar este projeto”, afirma Bovo.

Segundo o prefeito, o condomínio irá atender idosos que possuam autonomia e tenham condições de morar sozinhos ou com seus companheiros, também idosos. As famílias que serão contempladas já foram selecionadas, conforme critérios técnicos estabelecidos em lei municipal. São casais sem filhos, aposentados ou não, que não tenham casa própria e nem condições de adquirir.

CASA NOVA - Além da cessão do terreno e da realização das obras, a prefeitura será responsável pela infraestrutura do local, como a instalação de rede de água, esgoto e eletricidade. “É um local de fácil acesso aos serviços públicos, como a Unidade de Saúde. Além disso, temos equipes que irão até o local para fazer o atendimento aos moradores, se necessário”, diz o prefeito.

O valor da contrapartida do município, que totaliza R$ 59 mil, será investido para mobiliar as residências. Com 45,39m2 de área construída, cada moradia contará com geladeira, fogão, mesa e cadeiras, armário, pia, guarda-roupa, cama e colchão.