Sanepar vai levar água tratada
ao Lago Azul, em Cascavel

Companhia vai implantar um sistema de abastecimento tão logo seja aprovada a inclusão da área no limite urbano da cidade. Para isso, será realizada audiência pública, em 15 de fevereiro, na prefeitura de Cascavel.
Publicação
29/01/2018 - 16:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Um reinvidicação de quase 30 anos está perto de se concretizar para os moradores do Lago Azul, em Cascavel. A localidade deverá ser incluída no perímetro urbano de Cascavel e a partir daí poderá contar com obras de infraestrutura.

Em reunião com o prefeito em exercício Jorge Lange, na manhã desta segunda-feira (29), os gerentes da Sanepar Renato Bueno e Rita Camana informaram que a Companhia vai implantar um sistema de abastecimento tão logo seja aprovada a inclusão da área no limite urbano da cidade. Para isso, será realizada audiência pública, em 15 de fevereiro, na Prefeitura de Cascavel.

Com a aprovação, a previsão é que o sistema de abastecimento entre em operação até outubro deste ano, beneficiando mais de 300 famílias daquela região. Posteriormente, serão feitos levantamentos técnicos, projetos e captação de recursos para instalar o sistema de coleta e tratamento do esgoto.

Renato explicou que a Sanepar já havia feito projetos para o sistema de abastecimento. “No entanto, nunca foi finalizada a proposta por algum motivo legal ou porque os moradores desistiam ou não concordavam com ela”, disse. O gerente apresentou na reunião o último projeto, executado em 2014, mas que servirá de base para o início das obras. Serão assentados 12 km de rede de distribuição de água.

O prefeito em exercício Jorge Lange lembrou que há pelo menos 25 anos os moradores clamavam por infraestrutura. “A cidade já encostou no bairro e não há mais razão para eles ficarem fora do perímetro urbano”. A partir da aprovação em audiência pública, a administração vai buscar investimentos para infraestrutura. “Contamos com a parceria do Governo do Estado, através da Sanepar, para dar início às obras que vão melhorar a qualidade de vida, a saúde e vão permitir a valorização daquela região”, afirmou Lange.

O presidente da Associação de Moradores do Lago Azul, Roberto Zorzan, que participou da reunião, disse que os poços que abastecem as famílias são muito próximos das fossas, o que oferece grande risco de contaminação.

“A água para nós é essencial para a saúde e a dignidade das famílias. Hoje, temos acesso à água com facilidade, porém é uma água sem garantia qualidade”. O empresário do Água Azul João Gurgacz, também estava presente na reunião e comemorou o anúncio do sistema de água potável.

GALERIA DE IMAGENS