O cliente que desejar receber por e-mail, automaricamente, o Relatório Anual da Qualidade da Água pode cadastrar seu endereço no site da Companhia de Saneamento do Paraná (www.sanepar.com.br). É necessário apenas informar a matrícula do imóvel para receber, diretamente na caixa postal, um arquivo em formato pdf com informações sobre a água tratada distribuída pela empresa.
A partir de 15 de março estará disponível o relatório referente ao período de janeiro a dezembro de 2011. Atualmente, estão disponíveis no site relatórios referentes aos anos de 2008, 2009 e 2010, de todas as localidades em que a Sanepar opera. Para acessar essas informações, basta clicar no link: http://site.sanepar.com.br/relatorio/visualizar-relatorio.
Primeira empresa de saneamento do Brasil a gerar o Relatório Anual da Qualidade, a Sanepar adota como política divulgar e permitir a consulta das análises que realiza, que atingem um volume de 1,7 milhão durante o ano. “Temos um rigoroso trabalho de análise e deixar disponível esse material, assim como fazer o envio por e-mail do relatório para o cliente, não só cumpre as exigências da legislação como também confirma nosso compromisso com a transparência”, afirma o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone.
Quando fala em exigências legais, Ghignone se refere ao Decreto Federal n.º 5440, de 4 de maio de 2005, e à Portaria 2914, de 12 dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, que tratam da responsabilidade dos gestores dos sistemas de abastecimentos quanto à gestão dos recursos hídricos e proteção dos mananciais, avaliação dos sistemas de abastecimentos, monitoramento da qualidade da água, manutenção de registros e fornecimento de informações periódicas às autoridades de saúde pública sobre qualidade da água, entre outros temas.
A Sanepar iniciou a entrega do Relatório Anual sobre a Qualidade da Água em 2005, com informações referentes ao ano de 2004, cumprindo lei federal sobre divulgação dos dados de monitoramento. Na época, o material era impresso e entregue pelos leituristas da empresa, imóvel por imóvel. Hoje, o material fica disponível no site da empresa e pode ser consultado a qualquer momento.
Entre outras informações, o relatório trata do processo de tratamento e distribuição de água, sistema de abastecimento local, dados sobre mananciais utilizados para abastecimento público e análises referentes aos parâmetros microbiológicos, químicos e físicos de qualidade da água.
CADASTRO – Para receber o Relatório Anual da Qualidade da Água automaticamente é preciso inserir nome, e-mail e matrícula no link:
http://site.sanepar.com.br/relatorio/receber-relatorio-email. Assim que os dados forem inseridos, a empresa envia uma mensagem para o e-mail cadastrado, solicitando a confirmação do cadastro. Para validar a solicitação do relatório, é preciso clicar no link recebido nessa mensagem.
ANÁLISES - A empresa mantém laboratórios de análises nas estações de tratamento de água de cada localidade atendida. Nos laboratórios das estações são efetuadas, a cada hora, análises que garantem os padrões de potabilidade da água distribuída para a população.
Além das análises feitas nos laboratórios das estações, a empresa ainda faz coleta de amostras de água em pontos estratégicos para monitorar a água na rede de distribuição. Estas amostras são analisadas nos quatro laboratórios centrais, situados em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. A base desse trabalho é a Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde.
A Sanepar foi a primeira empresa de saneamento do Brasil a informar os dados de qualidade da água distribuída na conta mensal, com dados referentes a cada localidade atendida pela empresa. No verso da conta há esclarecimentos quanto ao significado dos parâmetros mencionados. “Por mês, a empresa analisa mais de 140 mil parâmetros para garantir o controle de qualidade da água fornecida”, informa Ghignone.
Desde 2004, a empresa também está informando, em seu site, o resultado médio das últimas 30 análises dos 10 parâmetros cujas informações são as mais solicitadas pelos clientes.
A partir de 15 de março estará disponível o relatório referente ao período de janeiro a dezembro de 2011. Atualmente, estão disponíveis no site relatórios referentes aos anos de 2008, 2009 e 2010, de todas as localidades em que a Sanepar opera. Para acessar essas informações, basta clicar no link: http://site.sanepar.com.br/relatorio/visualizar-relatorio.
Primeira empresa de saneamento do Brasil a gerar o Relatório Anual da Qualidade, a Sanepar adota como política divulgar e permitir a consulta das análises que realiza, que atingem um volume de 1,7 milhão durante o ano. “Temos um rigoroso trabalho de análise e deixar disponível esse material, assim como fazer o envio por e-mail do relatório para o cliente, não só cumpre as exigências da legislação como também confirma nosso compromisso com a transparência”, afirma o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone.
Quando fala em exigências legais, Ghignone se refere ao Decreto Federal n.º 5440, de 4 de maio de 2005, e à Portaria 2914, de 12 dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, que tratam da responsabilidade dos gestores dos sistemas de abastecimentos quanto à gestão dos recursos hídricos e proteção dos mananciais, avaliação dos sistemas de abastecimentos, monitoramento da qualidade da água, manutenção de registros e fornecimento de informações periódicas às autoridades de saúde pública sobre qualidade da água, entre outros temas.
A Sanepar iniciou a entrega do Relatório Anual sobre a Qualidade da Água em 2005, com informações referentes ao ano de 2004, cumprindo lei federal sobre divulgação dos dados de monitoramento. Na época, o material era impresso e entregue pelos leituristas da empresa, imóvel por imóvel. Hoje, o material fica disponível no site da empresa e pode ser consultado a qualquer momento.
Entre outras informações, o relatório trata do processo de tratamento e distribuição de água, sistema de abastecimento local, dados sobre mananciais utilizados para abastecimento público e análises referentes aos parâmetros microbiológicos, químicos e físicos de qualidade da água.
CADASTRO – Para receber o Relatório Anual da Qualidade da Água automaticamente é preciso inserir nome, e-mail e matrícula no link:
http://site.sanepar.com.br/relatorio/receber-relatorio-email. Assim que os dados forem inseridos, a empresa envia uma mensagem para o e-mail cadastrado, solicitando a confirmação do cadastro. Para validar a solicitação do relatório, é preciso clicar no link recebido nessa mensagem.
ANÁLISES - A empresa mantém laboratórios de análises nas estações de tratamento de água de cada localidade atendida. Nos laboratórios das estações são efetuadas, a cada hora, análises que garantem os padrões de potabilidade da água distribuída para a população.
Além das análises feitas nos laboratórios das estações, a empresa ainda faz coleta de amostras de água em pontos estratégicos para monitorar a água na rede de distribuição. Estas amostras são analisadas nos quatro laboratórios centrais, situados em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. A base desse trabalho é a Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde.
A Sanepar foi a primeira empresa de saneamento do Brasil a informar os dados de qualidade da água distribuída na conta mensal, com dados referentes a cada localidade atendida pela empresa. No verso da conta há esclarecimentos quanto ao significado dos parâmetros mencionados. “Por mês, a empresa analisa mais de 140 mil parâmetros para garantir o controle de qualidade da água fornecida”, informa Ghignone.
Desde 2004, a empresa também está informando, em seu site, o resultado médio das últimas 30 análises dos 10 parâmetros cujas informações são as mais solicitadas pelos clientes.