Sanepar faz ação sobre
importância do uso
racional da água no Litoral

A empresa tem estrutura suficiente para atender veranistas e moradores e eventual falta de água pode ocorrer por desperdício ou excesso de consumo. Piscinas plásticas exigem cuidado especial.
Publicação
23/12/2014 - 13:02
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar vai distribuir folhetos e outros materiais informativos para alertar os veranistas e moradores do Litoral sobre a importância do uso racional da água. O material aborda temas como o uso das piscinas. A recomendação é para que a complementação do nível das piscinas seja feita antes das 10 horas ou após as 22 horas. As piscinas plásticas exigem mais cuidados para evitar desperdícios.
Veranistas e moradores das cidades atendidas pela Companhia podem contar com a estrutura da empresa para produção e distribuição de água tratada. A infraestrutura disponível em Pontal do Paraná, Guaratuba, Matinhos, Guaraqueçaba e Morretes é suficiente para atender, de forma permanente. Eventuais desabastecimentos podem ocorrer nos dias de pico, como no Reveillon, devido ao desperdício e ao uso inadequado da água.
PISCINAS - Considerando que no Litoral, no período de alta temporada, a média de consumo é de cerca 200 litros, o volume de água necessário para encher uma piscina com capacidade para 10 mil litros é equivalente ao consumo diário de 50 pessoas ou ao consumo médio mensal de uma família de até 4 pessoas.
Uma piscina de 5 mil litros equivale ao consumo diário de 25 pessoas e uma piscina de mil litros contém água suficiente para atender o consumo de 5 pessoas por dia. “A troca constante da água das piscinas pequenas pode contribuir para o desequilíbrio do sistema de abastecimento”, alerta o gerente da Sanepar no Litoral, Romilson Gonçalves.
Romilson diz que a produção de água é suficiente para abastecer todos os clientes. “Por conta do excesso do consumo, em determinados horários ou regiões, pode não haver pressão para a água subir até a caixa-d'água, mas o produto estará disponível no cavalete”, diz ele.
COMO ECONOMIZAR – Não é necessário trocar a água da piscina diariamente. Para manter a qualidade da água, basta adicionar uma colher de água sanitária para cada mil litros e cobrir a piscina quando não estiver em uso.
Fechar a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba, ensaboar as mãos ou a louça são atitudes importantes para evitar o desperdício de água. A ducha, após o banho de praia, deve ser rápida. A Sanepar também orienta a população a limpar as calçadas com vassoura para tirar a areia, folhas e outros materiais. A água da mangueira não deve ser utilizada para “varrer” a sujeira.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS