Sanepar encontra irregularidades
em 30% dos imóveis em Palmas

Os principais problemas são lançamento de água de chuva na rede coletora e a não ligação do imóvel onde o serviço de coleta de esgoto é oferecido
Publicação
15/07/2011 - 16:10
Editoria
Dos 477 imóveis do município de Palmas vistoriados pela Sanepar, 30% estão irregulares. Os principais problemas identificados são o lançamento de água de chuva na rede coletora e a não ligação do imóvel onde o serviço de coleta de esgoto é oferecido. O trabalho de vistoria técnica e ambiental abrange a região central da cidade, localizada na região Sudoeste do Paraná.
O trabalho de varredura de mais 3 mil ligações está sendo feito em parceria com a Prefeitura, como prevê o projeto “Dê vida ao Rio Lajeado”. Além de verificar se as ligações estão adequadas, a Sanepar orienta os moradores sobre o correto uso da rede coletora de esgoto.
“Esses trabalhos têm por objetivo evitar que os resíduos domésticos sejam despejados no rio. Para garantir efetividade ao sistema implantado é necessária a colaboração de todos. Somente com a participação da comunidade as vistorias serão eficazes”, diz a gestora ambiental da Sanepar em Pato Branco, Marilucia Cyrino.
A vistoria do imóvel, que integra o programa Se Ligue na Rede, consiste em verificar se a interligação dos imóveis à rede coletora de esgoto da Sanepar foi executada de forma correta. É necessário que a interligação seja feita de acordo com as normas técnicas para evitar que a água da chuva seja lançada na rede de esgoto. Se isto ocorrer, compromete a eficiência do tratamento do esgoto e os moradores correm o risco de provocar refluxo do esgoto para dentro dos imóveis.
“O objetivo do projeto é a despoluição do Rio Lajeado. Durante as vistorias verificamos que muitos imóveis não estão ligados à rede da Sanepar, mesmo com o serviço sendo oferecido. Isto não pode acontecer, pois o esgoto irá parar na natureza, poluindo o manancial”, ressalta Cyrino.

BOX
Para o bom funcionamento da rede de esgoto, fique atento a estas dicas:
Não devem ir para a rede de esgoto:
 água da chuva;
 papéis e panos;
 restos de comida;
 óleo de cozinha;
 cigarros;
 plásticos;
 cabelo;
 fraldas, absorventes e preservativos;
 outros objetos que possam entupir o encanamento.

GALERIA DE IMAGENS