Sanepar e Copel farão parcerias em pesquisas e tecnologia

Técnicos das duas instituições reúnem-se nesta quarta-feira (11) e quinta-feira (12) para identificar oportunidades de parcerias, cooperação técnica e repasse de metodologias em áreas afins
Publicação
11/05/2011 - 14:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar e a Copel vão atuar em conjunto no desenvolvimento de pesquisas e atividades de interesse comum. Técnicos das duas instituições reúnem-se nesta quarta-feira (11) e quinta-feira (12) para identificar oportunidades de parcerias, cooperação técnica e repasse de metodologias em áreas afins.
Entre os principais temas, com grande expectativa de interação, três se destacam: uso mais eficiente da energia elétrica; controle de algas em represas e gerenciamento de lagos e reservatórios, e o aproveitamento do biogás.
A água é a matéria-prima das duas empresas, embora com finalidades distintas. Enquanto a Sanepar usa a água para atender as necessidades de saneamento básico, a Copel utiliza para geração de energia elétrica.
“Acreditamos que a Copel pode nos subsidiar com projetos que permitam reduzir nosso consumo de energia elétrica”, diz o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Sanepar, Charles Carneiro.
Em contrapartida, por exemplo, a Sanepar oferece à Copel sua experiência no controle da eutrofização (algas) nos lagos e reservatórios usados para a geração de energia. Desde 2000 a Sanepar coordena redes nacionais de pesquisa que estudam as causas e soluções no controle da poluição da água armazenada.
“A Copel também tem interesse na geração de energia elétrica a partir do lodo de esgoto”, informa o gerente assistente da Superintendência de Engenharia Ambiental da empresa, Paulo Henrique Rathunde.
A apresentação das experiências de cada instituição e das áreas de interesse será concluída nesta quarta-feira (11). Na quinta-feira (12) os técnicos vão elaborar as propostas de trabalho em comum, de repasse de tecnologia e de convênios para pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

GALERIA DE IMAGENS