Sanepar amplia sistema de esgoto em Rolândia

Obras atenderão 13.700 moradores, elevando o índice de cobertura de 38% para 63%
Publicação
18/08/2011 - 10:42
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar está investindo R$ 13,4 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Rolândia. As obras atenderão 13.700 moradores, elevando o atual índice de cobertura de 38% para 63%. Este índice será alcançado em abril de 2012. A empresa já concluiu a execução de 61,2 quilômetros de rede coletora de esgoto. Agora estão em construção a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Bandeirantes/Cervin, duas estações elevatórias, 6,87 quilômetros de interceptores, 1 quilômetro de emissário, travessias e cerca de 4 quilômetros de linha de recalque.
A nova rede atenderá moradores do Jardim Primavera, San Fernando, Novo Horizonte, Monte Carlo I e II, Núcleo Residencial Parigot de Souza e Conjunto Habitacional Vila Nogueira. Quando as obras forem concluídas, as famílias beneficiadas serão autorizadas a fazer a ligação do imóvel à rede coletora.
No Jardim Campo Belo, a Sanepar também concluiu mais 2 quilômetros de rede, levando o benefício para 100% do bairro. Esses moradores estão autorizados a fazer a ligação porque o material coletado é tratado na Estação de Tratamento de Esgoto Vermelho.
Para o prefeito de Rolândia, Johnny Lehmann, os investimentos são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população: “As novas obras da Sanepar representam um enorme benefício para toda esta região”.
O engenheiro civil Rangel Luis Bayerl, que mora no Campo Belo, providenciou a ligação há 20 dias. “A principal importância da rede coletora é que leva o esgoto para ser tratado numa estação, deixando de contaminar o lençol freático”, afirma.
A estudante Leila Ferreira de Souza conta que o marido dela é quem está fazendo a ligação, seguindo orientações técnicas da Sanepar. “Vamos eliminar a fossa. É importante por uma questão de higiene”, disse.

GALERIA DE IMAGENS