Richa reúne secretários para
balanço das ações de governo

Governador destaca que integração de todas as áreas tem sido fundamental para vencer a fase crítica e que em 2016 o Estado iniciará o ano em condições de fazer investimentos importantes
Publicação
26/08/2015 - 14:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa reforçou, nesta quarta-feira (26/08), que a integração de todas as áreas de governo está permitindo ao Paraná vencer uma fase crítica e que o ajuste fiscal já ampliou a capacidade de investimentos em obras e programas estaduais.
“Recuperamos as contas públicas, retomamos os pagamentos e as obras públicas ganharam novo ritmo”, destacou Richa, que reuniu os secretários e dirigentes de empresas estatais no Palácio Iguaçu, pela manhã, para fazer um balanço das ações de governo desde o início do ano.
O governador disse que o Paraná iniciará o ano de 2016 em condições de fazer investimentos importantes, enquanto a grande maioria dos estados ainda estará promovendo ajustes em razão da forte queda da arrecadação.
RECEITA - Levantamento da Secretaria de Estado da Fazenda mostra que os estados brasileiros perderam, na média, 4,7% da Receita Corrente Líquida (RCL) no primeiro quadrimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2014, enquanto no Paraná o resultado é positivo.
O secretário Mauro Ricardo Costa mostrou que o Paraná é o único estado que conseguiu alavancar a Receita Corrente Líquida neste ano num patamar próximo a 5%. Distrito Federal, Pará e Rondônia são os outros três estados que também conseguiram elevar as receitas, mas em níveis próximos a 1% ou menos, já descontada a inflação.
“A avaliação é positiva e a reunião ajuda a projetar as ações para os próximos meses”, afirmou o chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra. Ele elogiou o comprometimento de todas as áreas de governo para o ajuste fiscal, “que tem sido tratado com toda a responsabilidade”.
ORÇAMENTO - O orçamento estadual para o ano que vem foi outro tema debatido na reunião, já que no próximo mês o governo deve encaminhar para a Assembleia a Lei Orçamentária Anual (LOA). “Temos que ajustar os compromissos da gestão às limitações orçamentárias”, alertou o secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Silvio Barros.
Barros destacou, ainda, a realização de audiências públicas para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2018. Ele afirmou que a sociedade pode dar a contribuição para o projeto via internet, pelo site www.planejamento.pr.gov.br, até 31 de agosto. “É mais um canal para ouvir a população. Já tivemos 302 contribuições”, informou.
PROJETOS - O secretário do Planejamento também considerou fundamental o levantamento que demonstra que o Paraná tem potencial para alavancar R$ 9 bilhões em recursos federais, com 145 projetos que foram mapeados dentro da estrutura da administração estadual.
O encontro também contou com as presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, da vice-governador Cida Borghetti e do líder do governo no legislativo, deputado Luiz Claudio Romanelli.
Na reunião, o reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, e professores da instituição apresentaram um projeto de extensão que está sendo realizado em Adrianópolis. A iniciativa reúne alunos das áreas de saúde, educação, economia, direito, comunicação e arquitetura.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS