O governador Beto Richa recebeu nesta sexta-feira (29), no Palácio Iguaçu, membros do Parlamento Universitário, projeto da Assembleia Legislativa do Paraná que busca estimular a participação política e auxiliar na formação dos estudantes do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Nesta primeira edição do projeto, 54 alunos tomaram posse na Assembleia, na segunda-feira (25) e, durante a semana, participaram de todos os trâmites da Casa, exercendo os papéis como o dos deputados estaduais.
Os deputados estudantes elegeram a Mesa Diretiva e os membro das comissões parlamentares, apresentaram, discutiram e votaram Propostas de Emendas à Constituição (PEC) e projetos de leis, que passaram pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pela votação no Plenário. Além dos deputados, também foi indicada uma governadora, Raíssa Assis, que apresentou os projetos de lei do Executivo.
NOVOS TALENTOS - Richa afirmou que a simulação das atividades parlamentares estimula o exercício da cidadania e enriquece o currículo dos estudantes. “Também é uma oportunidade, com este contato mais próximo com a política, de formação de novos talentos e lideranças políticas, lembrando que Universidade Federal é o berço de formação de muitos políticos de nosso Estado”, salientou. O governador lembrou que seu pai, o ex-governador José Richa, iniciou sua trajetória política na UFPR como presidente da União Paranaense de Estudantes (UPE). “Quero cumprimentar os estudantes pela participação desta primeira edição e, também, a mesa executiva da Assembleia Legislativa, na pessoa do presidente Ademar Traiano, por essa feliz ideia de trazer os universitários para conhecerem melhor todo o processo legislativo”, complementou o governador.
EXPERIÊNCIA – A governadora estudante, Raíssa Assis, ressaltou a experiência que adquiriu com o Parlamento Universitário. “Aprendemos na prática o funcionamento do Poder Legislativo, como são feitas as leis e a articulação política. Estamos vivenciando como é o trabalho de um deputado e as dificuldade de aprovar uma lei”, contou a estudante. “O fato de o governador Beto Richa nos receber demonstra que ele reconhece o trabalho dos estudantes em conhecer melhor o Legislativo”, afirmou.
Aluno do segundo ano de Direito, Lucas Pereira explicou que a ideia de promover o Parlamento Universitário é dos próprios estudantes, que apresentaram o projeto para a Assembleia. “Foi uma semana bastante corrida, mas a avaliação é muito positiva. Queremos fazer uma nova edição no final do ano, não só com estudantes da Federal, e talvez todos os anos durante o recesso legislativo do mês de julho”, disse. “Tenho certeza que cada um que participou aprendeu muito com as sessões da CCJ, das comissões temáticas, os debates em plenário e os discursos na tribuna”, avaliou.
ABRIR AS PORTAS – Para o diretor legislativo da Casa, Dylliardi Alessi, a proposta de abrir as portas da Assembleia para os estudantes também democratiza o espaço público. “Nós precisamos abrir as portas da Assembleia para que o cidadão participe das sessões legislativas. Isso, certamente, melhora muito a relação do poder público com a sociedade. Um programa como este é muito importante para aproximar, cada vez mais, o cidadão da política”, declarou.
Entre os projetos discutidos pelos estudantes, a obrigação do serviço público de saúde de garantir atendimento médico para a prática o aborto em casos previstos por lei, redução de impostos e garantia do direito a uniões homoafetivas. Os projetos aprovados não têm valor legal, mas podem ser apresentados, no futuro, pelos deputados estaduais.
Os deputados estudantes elegeram a Mesa Diretiva e os membro das comissões parlamentares, apresentaram, discutiram e votaram Propostas de Emendas à Constituição (PEC) e projetos de leis, que passaram pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pela votação no Plenário. Além dos deputados, também foi indicada uma governadora, Raíssa Assis, que apresentou os projetos de lei do Executivo.
NOVOS TALENTOS - Richa afirmou que a simulação das atividades parlamentares estimula o exercício da cidadania e enriquece o currículo dos estudantes. “Também é uma oportunidade, com este contato mais próximo com a política, de formação de novos talentos e lideranças políticas, lembrando que Universidade Federal é o berço de formação de muitos políticos de nosso Estado”, salientou. O governador lembrou que seu pai, o ex-governador José Richa, iniciou sua trajetória política na UFPR como presidente da União Paranaense de Estudantes (UPE). “Quero cumprimentar os estudantes pela participação desta primeira edição e, também, a mesa executiva da Assembleia Legislativa, na pessoa do presidente Ademar Traiano, por essa feliz ideia de trazer os universitários para conhecerem melhor todo o processo legislativo”, complementou o governador.
EXPERIÊNCIA – A governadora estudante, Raíssa Assis, ressaltou a experiência que adquiriu com o Parlamento Universitário. “Aprendemos na prática o funcionamento do Poder Legislativo, como são feitas as leis e a articulação política. Estamos vivenciando como é o trabalho de um deputado e as dificuldade de aprovar uma lei”, contou a estudante. “O fato de o governador Beto Richa nos receber demonstra que ele reconhece o trabalho dos estudantes em conhecer melhor o Legislativo”, afirmou.
Aluno do segundo ano de Direito, Lucas Pereira explicou que a ideia de promover o Parlamento Universitário é dos próprios estudantes, que apresentaram o projeto para a Assembleia. “Foi uma semana bastante corrida, mas a avaliação é muito positiva. Queremos fazer uma nova edição no final do ano, não só com estudantes da Federal, e talvez todos os anos durante o recesso legislativo do mês de julho”, disse. “Tenho certeza que cada um que participou aprendeu muito com as sessões da CCJ, das comissões temáticas, os debates em plenário e os discursos na tribuna”, avaliou.
ABRIR AS PORTAS – Para o diretor legislativo da Casa, Dylliardi Alessi, a proposta de abrir as portas da Assembleia para os estudantes também democratiza o espaço público. “Nós precisamos abrir as portas da Assembleia para que o cidadão participe das sessões legislativas. Isso, certamente, melhora muito a relação do poder público com a sociedade. Um programa como este é muito importante para aproximar, cada vez mais, o cidadão da política”, declarou.
Entre os projetos discutidos pelos estudantes, a obrigação do serviço público de saúde de garantir atendimento médico para a prática o aborto em casos previstos por lei, redução de impostos e garantia do direito a uniões homoafetivas. Os projetos aprovados não têm valor legal, mas podem ser apresentados, no futuro, pelos deputados estaduais.