Richa envia helicóptero e
militares para ajudar vítimas
das chuvas em Santa Catarina

Equipe do Grupamento Aéreo da Polícia Militar já iniciou o trabalho de resgate de pessoas e transporte de mantimentos na região afetada
Publicação
10/09/2011 - 16:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Por determinação do governador Beto Richa, a Polícia Militar do Paraná enviou neste sábado (10) um helicóptero e quatro tripulantes do Grupamento Aéreo (Graer) para ajudar no resgate e assistência às vítimas dos desastres provocados pelas chuvas em Santa Catarina nos últimos dias. A equipe, enviada a pedido da Defesa Civil do estado vizinho, é composta por um piloto, um co-piloto e mais dois tripulantes especializados neste tipo de trabalho.
“Realizaremos trabalhos de defesa civil, como busca, resgate, salvamento e entrega de medicamentos e alimentação, principalmente para pessoas que estiverem ilhadas”, explica o comandante do Graer, tenente-coronel Orlando Artur da Costa.
“Atuaremos no vale do Itajaí, Blumenau e Rio do Sul, cidades amplamente atingidas pelas chuvas dos últimos dias. Nossas ações se darão por tempo indeterminado, enquanto for necessário”, disse o comandante da equipe enviada, capitão William Fávero.
A equipe – composta pelos capitães Fávero (comandante da aeronave) e Adilar Marcelo de Lima (co-piloto) e os sargentos Giovani Cupka e Luciano Roberto Frezato (tripulantes operacionais multimissão) – já vivenciou situações parecidas com esta, como no Rio de Janeiro, no início deste ano, e em Santa Catarina, em 2008.
A AERONAVE – O helicóptero enviado pelo Graer à Santa Catarina é o Falcão 3, modelo EC 130, com capacidade para sete pessoas a bordo, equipamentos e, se necessário, mais uma tonelada de carga pendurada em um gancho externo. A equipe levou a bordo cordas (para a realização de rapel ou remoção de pessoas), maca e outros materiais de primeiros socorros. “Somos de um dos estados mais próximos, com experiência na área e equipamentos necessários, por isso fomos acionados”, diz Fávero.
SANTA CATARINA – Segundo informações divulgadas neste sábado, 60 mil pessoas já abandonaram suas casas em Santa Catarina e 200 mil moradores estão sem água – com previsão de restabelecimento neste domingo (11). Trinta e seis cidades estão em situação de emergência e três em estado de calamidade pública. O nível do Rio Itajaí-Açu está baixando lentamente.

GALERIA DE IMAGENS