Mais um trecho de duplicação da BR-277 está pronto e foi entregue à população nesta quarta-feira (19). São 5,3 quilômetros do perímetro urbano de Matelândia, no Oeste do Paraná, por onde circulam cerca de 12 mil veículos por dia. A obra separa o trânsito urbano da trânsito da rodovia, garantindo mais segurança aos motoristas e beneficiando diretamente 60 mil habitantes de Matelândia e da vizinha Medianeira.
O governador Beto Richa participou da inauguração e, no mesmo evento, junto com o superintendente da Ecocataratas, Evandro Couto Vianna, confirmou o início das obras de implantação de pistas duplas também no trecho da 277 próximo ao trevo Cataratas até o trevo da Ferroeste, em Cascavel. Foi assinada a ordem de serviço para os 3,5 quilômetros iniciais. O trabalho começa nos próximos 15 dias. Cerca de 415 mil moradores das cidades de Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Corbélia, Céu Azul, Matelândia e Medianeira vão ser beneficiados.
“É um momento de alegria, histórico e marcante para Matelândia e para a região”, afirmou o governador, lembrando que as obras são fruto do diálogo entre o Governo do Paraná e a Ecocataratas. “O diálogo tem feito a diferença, o respeito a transparência das ações. A população participa e sabe onde estão sendo investido os recursos do pedágio. O que temos a fazer é cobrar das concessionárias mais investimentos. A Ecocataratas se sensibilizou com a necessidade de continuar os investimentos, duplicando as rodovias”, disse ele.
HARMONIA - “É responsabilidade do governante fazer obras para desenvolver o Estado, garantir o bem estar da população com parcerias, harmonia, relação republicana com todos os municípios do Paraná, sem discriminação política, sem demagogia”, disse ele. O governador afirmou que o diálogo é ponto alto da atual administração.
“Tanto é que quando assumi o governo o pior trecho, o mais congestionado e com grande número de acidentes e vítimas fatais era o trecho entre Medianeira e Matelândia”, disse, lembrando que o governo anterior havia tirado do contrato a exigência de duplicação no local. “Conseguimos reaver essa obra de duplicação, que já é uma realidade, entregue há cerca de três anos, e também a duplicação de mais 5 quilômetros em direção ao trevo de acesso a Ramilândia”, lembrou. Resumindo, temos hoje no Paraná, entre as obras entregues e em execução e com projeto, 500 quilômetros de duplicação.
MATELÂNDIA - O investimento em Matelândia é de R$ 41,6 milhões, recursos que vêm do próprio pedágio pago pelos usuários da rodovia. A obra abrange, além da duplicação, a construção de duas trincheiras (kms 658 e 656), uma passagem urbana para veículos e pedestres (km 657) e uma passarela exclusiva para pedestres (km 658).
A nova passagem urbana no km 657 interligou as ruas Assis Brasil e Rio de Janeiro. Agora, pedestres, ciclistas e veículos leves com altura máxima de 3,70 metros têm uma via exclusiva que passa por baixo da BR-277. Veículos de maior porte, como caminhões e ônibus, devem usar as trincheiras de acesso ao município construídas nos quilômetros 656 e 658.
Todos os projetos para a duplicação foram analisados e aprovados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), que liberou e acompanhou a execução das obras. Também foram executados serviços de pavimentação, drenagem e implantação de sinalização horizontal e vertical ao longo dos 5,3 quilômetros duplicados.
Segundo Evandro Couto Vianna, a negociação para a obra neste trecho partiu de um termo de ajuste no contrato, em que a concessionária e o governo estadual chegaram a um acordo. “A empresa cumpriu rigorosamente o prazo da obra, de dois anos”, disse ele. “Também chegamos a um novo acordo. Vamos dar início a um próximo trecho urbano de Cascavel, pegando do trevo onde chegam as principais rodovias até próximo à Ferroeste”, disse ele.
GARGALOS – Na BR-277, de 2011 para cá, já foram concluídas as obras de duplicação Medianeira e Matelândia e entre Guarapuava e Relógio. Para o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a duplicação da BR-277 é importante não só para a região Oeste, mas para todo o Paraná e com impacto, inclusive, no Brasil. “Estamos avançando para eliminar gargalos desta rodovia, que é uma das rodovias mais importantes do Brasil”, disse ele. “Trata-se de um grande corredor do agronegócio, setor que é fundamental para o País, especialmente neste momento de crise da economia”.
Os prefeitos de Matelândia, Rineo Menoncin, ressaltou a segurança para a população e explicou que o município conseguiu, negociando com o governo estadual e a concessionária, a construção da trincheira no perímetro urbano de Matelândia. “Também foram eliminadas duas curvas bastante perigosas”, disse ele. Além da segurança, também foi ressaltado o desenvolvimento da região. “Essa rodovia é indutora do desenvolvimento, pois por ela escoa a produção, insumos e materia-prima para as indústrias, comércio e serviços”, afirmou o prefeito de Medianeira, Ricardo Endrigo.
CASCAVEL – Em Cascavel, serão duplicados 9 quilômetros da BR-277, no trecho que começa a cerca de 500 metros adiante do Trevo Cataratas até a Ferroeste, local estratégico no Oeste, que recebe e distribui o tráfego das principais rodovias na região e é um corredor de escoamento da produção. A obra vai começar com a duplicação de 3,2 quilômetros, já nos próximos 15 dias. O investimento nesta primeira etapa de duplicação será de aproximadamente R$ 60 milhões.
A previsão é que os quilômetros restantes da duplicação tenham início em 2017. Todo o projeto foi aprovado pelo DER-PR e revisado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar). Está prevista construção de duas trincheiras, implantação de balança de pesagem e de um posto da Polícia Rodoviária Federal, além da construção de vias marginais em todo o trecho no sentido Cascavel para Guarapuava.
PRESENÇAS - Participaram da solenidade o diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior; o assessor especial para Assuntos Fundiários, Hamilton Serighelli; o diretor do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto; os prefeitos de Cascavel, Edgar Bueno; de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi; de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto; de São José das Palmeiras, Nelson Brum; de São Miguel do Iguaçu, Claudiomiro da Costa Dutra, e de São Pedro do Iguaçu, Natal Nunes Maciel, e os deputados estaduais Paulo Litro e José Carlos Schiavinato.
Box 1
Obras de duplicação concluídas de 2011 até agora
PR-445 - em Londrina: 5,4 km – investimento de R$ 52,4 milhões
BR-369 - contorno sul de Apucarana e Jandaia do Sul: 13,8 km – investimento de R$ 43,4 milhões
BR-277 - entre Medianeira e Matelândia: 14,3 km – investimento de R$ 75,7 milhões
BR-277 – entre Relógio e Guarapuava: 1,3 km – investimento de R$ 3,4 milhões
BR 277 - entre Relógio – Guarapuava: 6,6 km – investimento de R$ 21,3 milhões
BR-476 - entre Araucária e Lapa: 4,1 km – investimento de R$ 12 milhões
BR-277 – Palmeira: 0,9 km – investimento de R$ 1,9 milhão
BR-376 e BR-369 – Apucarana e Caetano, entre as duas rodovias: 20,6 km – investimento de R$ 119,9 milhões
BR-277 – Campo Largo: 9,5 km – investimento de R$ 85,5 milhões
Box 2
Obras de duplicação em andamento
Rodovia do Café (BR-376) – Ponta Grossa, Califórnia-Arapongas, Ortigueira
Mandaguaçu-NovaEsperança (BR-376)
Nova Esperança-Paranavaí (BR-376)
Pinhais-Piraquara (PR-415)
Estrada do Cerne (PR-090)
O governador Beto Richa participou da inauguração e, no mesmo evento, junto com o superintendente da Ecocataratas, Evandro Couto Vianna, confirmou o início das obras de implantação de pistas duplas também no trecho da 277 próximo ao trevo Cataratas até o trevo da Ferroeste, em Cascavel. Foi assinada a ordem de serviço para os 3,5 quilômetros iniciais. O trabalho começa nos próximos 15 dias. Cerca de 415 mil moradores das cidades de Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Corbélia, Céu Azul, Matelândia e Medianeira vão ser beneficiados.
“É um momento de alegria, histórico e marcante para Matelândia e para a região”, afirmou o governador, lembrando que as obras são fruto do diálogo entre o Governo do Paraná e a Ecocataratas. “O diálogo tem feito a diferença, o respeito a transparência das ações. A população participa e sabe onde estão sendo investido os recursos do pedágio. O que temos a fazer é cobrar das concessionárias mais investimentos. A Ecocataratas se sensibilizou com a necessidade de continuar os investimentos, duplicando as rodovias”, disse ele.
HARMONIA - “É responsabilidade do governante fazer obras para desenvolver o Estado, garantir o bem estar da população com parcerias, harmonia, relação republicana com todos os municípios do Paraná, sem discriminação política, sem demagogia”, disse ele. O governador afirmou que o diálogo é ponto alto da atual administração.
“Tanto é que quando assumi o governo o pior trecho, o mais congestionado e com grande número de acidentes e vítimas fatais era o trecho entre Medianeira e Matelândia”, disse, lembrando que o governo anterior havia tirado do contrato a exigência de duplicação no local. “Conseguimos reaver essa obra de duplicação, que já é uma realidade, entregue há cerca de três anos, e também a duplicação de mais 5 quilômetros em direção ao trevo de acesso a Ramilândia”, lembrou. Resumindo, temos hoje no Paraná, entre as obras entregues e em execução e com projeto, 500 quilômetros de duplicação.
MATELÂNDIA - O investimento em Matelândia é de R$ 41,6 milhões, recursos que vêm do próprio pedágio pago pelos usuários da rodovia. A obra abrange, além da duplicação, a construção de duas trincheiras (kms 658 e 656), uma passagem urbana para veículos e pedestres (km 657) e uma passarela exclusiva para pedestres (km 658).
A nova passagem urbana no km 657 interligou as ruas Assis Brasil e Rio de Janeiro. Agora, pedestres, ciclistas e veículos leves com altura máxima de 3,70 metros têm uma via exclusiva que passa por baixo da BR-277. Veículos de maior porte, como caminhões e ônibus, devem usar as trincheiras de acesso ao município construídas nos quilômetros 656 e 658.
Todos os projetos para a duplicação foram analisados e aprovados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), que liberou e acompanhou a execução das obras. Também foram executados serviços de pavimentação, drenagem e implantação de sinalização horizontal e vertical ao longo dos 5,3 quilômetros duplicados.
Segundo Evandro Couto Vianna, a negociação para a obra neste trecho partiu de um termo de ajuste no contrato, em que a concessionária e o governo estadual chegaram a um acordo. “A empresa cumpriu rigorosamente o prazo da obra, de dois anos”, disse ele. “Também chegamos a um novo acordo. Vamos dar início a um próximo trecho urbano de Cascavel, pegando do trevo onde chegam as principais rodovias até próximo à Ferroeste”, disse ele.
GARGALOS – Na BR-277, de 2011 para cá, já foram concluídas as obras de duplicação Medianeira e Matelândia e entre Guarapuava e Relógio. Para o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a duplicação da BR-277 é importante não só para a região Oeste, mas para todo o Paraná e com impacto, inclusive, no Brasil. “Estamos avançando para eliminar gargalos desta rodovia, que é uma das rodovias mais importantes do Brasil”, disse ele. “Trata-se de um grande corredor do agronegócio, setor que é fundamental para o País, especialmente neste momento de crise da economia”.
Os prefeitos de Matelândia, Rineo Menoncin, ressaltou a segurança para a população e explicou que o município conseguiu, negociando com o governo estadual e a concessionária, a construção da trincheira no perímetro urbano de Matelândia. “Também foram eliminadas duas curvas bastante perigosas”, disse ele. Além da segurança, também foi ressaltado o desenvolvimento da região. “Essa rodovia é indutora do desenvolvimento, pois por ela escoa a produção, insumos e materia-prima para as indústrias, comércio e serviços”, afirmou o prefeito de Medianeira, Ricardo Endrigo.
CASCAVEL – Em Cascavel, serão duplicados 9 quilômetros da BR-277, no trecho que começa a cerca de 500 metros adiante do Trevo Cataratas até a Ferroeste, local estratégico no Oeste, que recebe e distribui o tráfego das principais rodovias na região e é um corredor de escoamento da produção. A obra vai começar com a duplicação de 3,2 quilômetros, já nos próximos 15 dias. O investimento nesta primeira etapa de duplicação será de aproximadamente R$ 60 milhões.
A previsão é que os quilômetros restantes da duplicação tenham início em 2017. Todo o projeto foi aprovado pelo DER-PR e revisado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar). Está prevista construção de duas trincheiras, implantação de balança de pesagem e de um posto da Polícia Rodoviária Federal, além da construção de vias marginais em todo o trecho no sentido Cascavel para Guarapuava.
PRESENÇAS - Participaram da solenidade o diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior; o assessor especial para Assuntos Fundiários, Hamilton Serighelli; o diretor do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto; os prefeitos de Cascavel, Edgar Bueno; de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi; de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto; de São José das Palmeiras, Nelson Brum; de São Miguel do Iguaçu, Claudiomiro da Costa Dutra, e de São Pedro do Iguaçu, Natal Nunes Maciel, e os deputados estaduais Paulo Litro e José Carlos Schiavinato.
Box 1
Obras de duplicação concluídas de 2011 até agora
PR-445 - em Londrina: 5,4 km – investimento de R$ 52,4 milhões
BR-369 - contorno sul de Apucarana e Jandaia do Sul: 13,8 km – investimento de R$ 43,4 milhões
BR-277 - entre Medianeira e Matelândia: 14,3 km – investimento de R$ 75,7 milhões
BR-277 – entre Relógio e Guarapuava: 1,3 km – investimento de R$ 3,4 milhões
BR 277 - entre Relógio – Guarapuava: 6,6 km – investimento de R$ 21,3 milhões
BR-476 - entre Araucária e Lapa: 4,1 km – investimento de R$ 12 milhões
BR-277 – Palmeira: 0,9 km – investimento de R$ 1,9 milhão
BR-376 e BR-369 – Apucarana e Caetano, entre as duas rodovias: 20,6 km – investimento de R$ 119,9 milhões
BR-277 – Campo Largo: 9,5 km – investimento de R$ 85,5 milhões
Box 2
Obras de duplicação em andamento
Rodovia do Café (BR-376) – Ponta Grossa, Califórnia-Arapongas, Ortigueira
Mandaguaçu-NovaEsperança (BR-376)
Nova Esperança-Paranavaí (BR-376)
Pinhais-Piraquara (PR-415)
Estrada do Cerne (PR-090)