Richa defende liberdade
de imprensa e diálogo com
os meios de comunicação

Durante a posse do presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná, o governador disse que a consolidação de um governo democrático exige imprensa forte, livre e independente
Publicação
31/01/2012 - 10:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa disse nesta segunda-feira (30) que o governo estadual irá trabalhar para melhorar as relações com os meios de comunicação paranaense, muito prejudicada nos últimos anos. Ele defendeu a liberdade de imprensa e destacou que a consolidação de um governo democrático exige imprensa forte, livre e independente. O pronunciamento aconteceu durante a assembleia geral ordinária da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), que reuniu em Curitiba radialistas e empresários associados para a eleição da nova diretoria da entidade.
“É possível mudar a relação entre o Estado e os setores da comunicação. O governo é parceiro e tem o compromisso de dar ampla divulgação às suas ações”, disse o governador. “O rádio é o veículo mais democrático que existe. Ele leva informação rápida para todos os lugares e para todo tipo de ouvinte”, afirmou.
Richa disse que no início do ano de 2011 determinou que a Secretaria de Comunicação percorresse todas as regiões para visitas a emissoras de rádio e televisão e a jornais do Paraná. “Conhecemos a característica de cada região para comunicar que agora o Paraná vive um novo momento, de diálogo e entendimento”, destacou o secretário de Comunicação, Marcelo Cattani.
NOVA DIRETORIA – Durante o evento, no hotel Mabu, Márcio Villela tomou posse como novo presidente da Aerp. Villela é sócio-proprietário da Rádio Tradição, de Rio Branco do Sul, na região metropolitana de Curitiba, e há mais de 20 anos está ligado ao setor, atuando no ramo de softwares para gestão empresarial. O novo presidente exercia o cargo de secretário-geral da entidade e substituirá o radialista Cezar Telles.
O governador Beto Richa parabenizou o ex-presidente pelo trabalho na associação e disse que as rádios paranaenses precisam se desenvolver e se modernizar para continuar conquistando espaço no mercado. “A expectativa é muito boa. Tenho estreita relação com essa entidade. O Villela tem capacidade de liderança e certamente irá trabalhar para modernizar o rádio no Paraná”, disse o governador.
Fundada em 1975, para representar os radiodifusores paranaenses, a Aerp reúne cerca de 350 emissoras de rádio e televisão do Estado. Villela disse que inovação, profissionalização e mobilização serão os três pilares da sua gestão. “Queremos investir em processos de inovação, com acesso às novas tecnologias e integração com as redes sociais. A participação do Estado é muito importante para o crescimento da Aerp”, disse ele, destacando os avanços conquistados pela antiga administração, como a estabilidade financeira.
O investimento em profissionalização é outra preocupação do novo presidente da Aerp. Segundo ele, a administração será focada na atualização profissional e empresarial permanente. Segundo ele, outra meta é mobilizar a categoria para restaurar a importância da radiodifusão e seu alcance em ações de responsabilidade social.
Estiveram presentes ao evento o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni; o secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros; e o presidente da Celepar, Jacson Leite, além de deputados estaduais, federais e vereadores.

GALERIA DE IMAGENS