O governador Beto Richa anunicou nesta segunda-feira (19/09) a duplicação de um trecho de 14,4 quilômetros da BR 277, entre os municípios de Matelândia e Medianeira, na região Oeste do Paraná. Os projetos já foram concluídos e autorizados pelo Departamento Estradas de Rodagem (DER).
Richa destacou que a realização da obra é fruto do diálogo e do entendimento entre o governo e a concessionária que administra a rodovia. Ele afirmou que vem tratando a questão do pedágio com responsabilidade e abriu uma frente de diálogo que não existia. "Esta obra estava prevista no contrato original mas foi excluída a necessidade da concessionária de fazer esta obra. Agora, fruto do entendimento entre o governo e a empresa, estamos retomando o projeto que é fundamental para quem usa aquela estrada", disse o governador Beto Richa. "Conseguimos fazer prevalecer o interesse público".
A duplicação ficará a cargo da concessionária Ecocataratas, que já manifestou interesse em executar a obra o mais breve possível. As obras devem ser iniciadas em 45 dias e finalizadas no prazo de um ano e meio. Além de uma nova pista de rolagem, o projeto prevê a construção de trincheiras, vias marginais e viadutos.
Os 14,4 quilômetros que serão duplicados compõem o setor mais crítico da ligação entre Medianeira e Cascavel. Segundo a secretaria estadual de Infraestrutura e Logística, levantamentos apontam que a maioria dos acidentes na via ocorrem no trecho. Entre janeiro de 2008 e julho de 2011, a Polícia Rodoviária Federal atendeu 730 ocorrências, com 29 mortes.
Ao longo do trajeto serão construídas três trincheiras para dar mais segurança e facilitar o acesso dos moradores de comunidades vizinhas a rodovia. “A duplicação é o resultado do diálogo do governo com as concessionárias, visando dar mais segurança aos usuários das rodovias e melhorar a logística estadual de transportes”, acrescentou o secretário de Infraestrutura e Logística José Richa Filho.
Richa destacou que a realização da obra é fruto do diálogo e do entendimento entre o governo e a concessionária que administra a rodovia. Ele afirmou que vem tratando a questão do pedágio com responsabilidade e abriu uma frente de diálogo que não existia. "Esta obra estava prevista no contrato original mas foi excluída a necessidade da concessionária de fazer esta obra. Agora, fruto do entendimento entre o governo e a empresa, estamos retomando o projeto que é fundamental para quem usa aquela estrada", disse o governador Beto Richa. "Conseguimos fazer prevalecer o interesse público".
A duplicação ficará a cargo da concessionária Ecocataratas, que já manifestou interesse em executar a obra o mais breve possível. As obras devem ser iniciadas em 45 dias e finalizadas no prazo de um ano e meio. Além de uma nova pista de rolagem, o projeto prevê a construção de trincheiras, vias marginais e viadutos.
Os 14,4 quilômetros que serão duplicados compõem o setor mais crítico da ligação entre Medianeira e Cascavel. Segundo a secretaria estadual de Infraestrutura e Logística, levantamentos apontam que a maioria dos acidentes na via ocorrem no trecho. Entre janeiro de 2008 e julho de 2011, a Polícia Rodoviária Federal atendeu 730 ocorrências, com 29 mortes.
Ao longo do trajeto serão construídas três trincheiras para dar mais segurança e facilitar o acesso dos moradores de comunidades vizinhas a rodovia. “A duplicação é o resultado do diálogo do governo com as concessionárias, visando dar mais segurança aos usuários das rodovias e melhorar a logística estadual de transportes”, acrescentou o secretário de Infraestrutura e Logística José Richa Filho.