Richa anuncia construção
de nova UPS em Cascavel

A unidade, que contará com policiais capacitados para o policiamento comunitário, ficará no bairro Jardim Universitário, na zona Sul do município
Publicação
08/02/2017 - 17:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa anunciou nesta quarta-feira (8), em Cascavel, no Oeste do Estado, a construção da segunda Unidade Paraná Seguro (UPS) do município. A unidade, que contará com policiais capacitados para o policiamento comunitário, ficará no bairro Jardim Universitário, na zona Sul do município.
“A implantação da segunda UPS já está autorizada e depende agora do planejamento do Comando da Polícia Militar, que decidirá o número de policiais, viaturas e equipamentos necessários para fazer o enfrentamento ao crime nessa grande região de cascavel”, disse o governador.
A Prefeitura se prontificou a colaborar com o projeto. “Queremos entregar a obra dentro deste primeiro semestre, se possível. Agora vamos definir o local, junto da Polícia Militar, que é o órgão que entende de segurança pública”, disse o prefeito Leonaldo Paranhos. 
CRIMINALIDADE - A primeira UPS de Cascavel, lançada em outubro de 2012 no bairro Jardim Interlagos, na zona Norte, tem 30 policiais e é considerada a de melhor desempenho no combate à criminalidade e na prestação de serviços à comunidade. “A primeira unidade de Cascavel, que é também a primeira do Interior, é um absoluto sucesso. A grande redução na criminalidade superou as nossas expectativas. Em certos períodos tivemos redução de até 90% na criminalidade da região”, avaliou Richa.
Para o comandante do 6.º Batalhão da Polícia Militar, major Rubens Garcez da Luz, o anúncio veio em um momento importante. “A região Sul da cidade está precisando de um reforço. Levando em consideração que nossa primeira UPS foi um sucesso, não tenho a menor dúvida de que essa nova vai ter um valor extremamente significativo para a nossa segurança”, disse.
O Paraná tem 12 UPSs espalhadas pelo Paraná, distribuídas em Curitiba e Região Metropolitana, Londrina e Cascavel.
INVESTIMENTO – A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária aumentou em 2016 o orçamento em R$ 103 milhões para a compra de 8 mil coletes balísticos, equipamentos, armas, munição, 1.100 novas viaturas e a ampliação do contingente da Polícia Militar, que incorpora mais 2.736 novos soldados.
As regiões Oeste e Sudoeste foram as que mais ganharam reforço policial, totalizando 589 novos soldados que começaram a atuar já no início deste ano. Um dos motivos para o aumento de efetivo é a proximidade de Cascavel e outros municípios com a região de fronteira.
BOX
Governador anuncia construção de restaurante popular
Durante visita ao Território Cidadão de Cascavel, projeto da Prefeitura que visa oferecer serviços públicos aos cidadãos em doze pontos do município, o governador Beto Richa anunciou a construção de um novo restaurante popular.
“Serão investidos R$ 3,5 milhões na construção e na compra de equipamentos do restaurante, além da aquisição de produtos da agricultura familiar”, disse Richa.
O restaurante será construído na área do Território Cidadão, localizado no bairro Cosme Velho. O Governo do Estado é parceiro do projeto e disponibiliza serviços, a exemplo da emissão de identidade por meio do Instituto de Identificação do Paraná.
ASSINATURA – Durante visita ao Território Cidadão, o governador e o prefeito Leonaldo Paranhos também assinaram o termo de adesão em prol da agenda global de desenvolvimento definida pela Organização das Nacões Unidas (ONU).
O documento tem por objetivo ampliar a participação da sociedade brasileira no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se baseiam nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

GALERIA DE IMAGENS